Portal IFNMG - Projeto “a arte da AMAmentação” promove ação de incentivo a lactação Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Projeto “a arte da AMAmentação” promove ação de incentivo a lactação

Publicado: Terça, 31 de Agosto de 2021, 21h25 | Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 10h26

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. Nesse sentido, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), 6 milhões de vidas são salvas anualmente em decorrência do aumento da taxa de amamentação exclusiva até o 6º mês de vida (AGÊNCIA BRASIL, 2021).

Pensando em promover um momento de conexão com os filhos, fortalecer e incentivar a TODOS quanto à proteção e manutenção da amamentação, visando ainda demonstrar às mulheres a importância da vacinação contra o COVID-19, o projeto "a arte de AMAmentar" realizou um momento de cuidado e arte às lactentes e lactantes no dia 15 de agosto de 2021.

A professora do curso Técnico em Enfermagem do IFNMG - Campus Almenara, Daiane Prates Mendonça, coordenadora do projeto, explicou que o evento foi idealizado a partir da experiência da Luiza Reis, doula e educadora perinatal que realiza esse trabalho há dois anos na cidade de Vitória da Conquista - BA.

O público alvo foi selecionado de forma conveniente, totalizando 8 lactantes. Ademais, em outra oportunidade, espera-se expandir e levar o projeto a outras famílias. A pintura pode ser feita em recém nascidos até crianças com mais de 20 meses. Sobre o cenário do projeto, os desenhos demoraram cerca de 30 a 40 minutos para ficarem prontos e foram realizados pelas estudantes Adrielly Ferreira da Silva, Vitória Oliveira de Figueiredo e pela egressa Cláudia Gonçalves Cunha. Além disso, ressalta-se que, para o momento, utilizou-se tintas atóxicas específicas para o uso na pele, a fim de evitar alergias nas lactantes e lactentes. Anteriormente ao encontro, a Mariana Xavier de Souza, enfermeira obstétrica e a discente Thauany Santos Monteiro coletaram e transcreveram os relatos individuais sobre o processo de amamentação de cada lactante, que, posteriormente, foram postados, durante o mês de agosto, nas redes sociais do IFNMG, juntamente com fotografia realizada em parceria com a Stories Filmes, que concretizou o vínculo afetivo demonstrado através da pintura.

De modo especial, informamos que o encontro teve o apoio do Sesc Almenara que concedeu o espaço físico, para que fosse possível a realização desse momento dentro das normas de biossegurança para prevenção contra o coronavírus. Nessa primeira oportunidade, o projeto contou com a participação das lactentes: Juliana S. Dias, Gerlaine Pereira Flores, Lays Araújo Nery, Lucielle Vieira Soares, Mirley Maira Rocha Silva, Pâmela Moreira dos Santos, Roberta Pereira Matos e Tatiane de Oliveira Rocha Santos.

Espera-se com a realização desse projeto, de fato, incentivar a lactação e promover, durante a amamentação, a plenitude da relação mãe e filho.

02    03

04    05

06    07

08    01
Mães participantes do projeto que os relatos podem ser visualizados no instagram 
@almenara_ifnmg

  

DAN03731Momento da realização da pintura

 

DAN03833Equipe executora do projejo

Fim do conteúdo da página