Portal IFNMG - Estudantes do Vale do Jequitinhonha participam de Feira Científica na UFMG Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Estudantes do Vale do Jequitinhonha participam de Feira Científica na UFMG

Publicado: Segunda, 22 de Outubro de 2018, 15h23 | Última atualização em Segunda, 22 de Outubro de 2018, 15h24

Os estudantes Bernardo Augusto, do IFNMG - Campus Araçuaí e Gustavo e Júlio Cesar, da Escola Estadual Padre Willy, do município de Jequitinhonha (MG), todos com faixa etária entre 13 e 17 anos apresentaram trabalhos científicos na VII Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais, realizada pela UFMG - Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros.

A FEIRA

A Universidade Federal de Minas Gerais, por intermédio do Instituto de Ciências Agrárias – ICA, realiza anualmente a Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais, com o intuito de promover o intercâmbio de trabalhos técnico-científicos e produções culturais de diferentes instituições educacionais de toda a região. O evento consiste na mostra de até vinte (20) trabalhos técnico-científicos selecionados, sendo: Ensino Fundamental: 5 trabalhos; Ensino Médio: 5 trabalhos; Ensino Médio-Técnico: 5 trabalhos e Ensino Superior: 5 trabalhos, nos formatos de mostra, oficinas e apresentações culturais.

O evento aconteceu nos dias 10 e 11 de outubro no campus Montes Claros da UFNMG. Neste ano, o tema central para os trabalhos foi “Ciência para o enfrentamento das desigualdades”. O tema foi escolhido em concordância com o tema da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia.

O professor Charles Martins Aguilar, coordenador da comissão organizadora do evento, comentou que o evento promove a oportunidade de comunicação entre diferentes instituições de ensino, estimulando a iniciação à prática cientifica a partir do ensino básico. “Os professores de todas as áreas de conhecimento são convidados a realizarem projetos científicos relacionados com o tema da feira. Para a realização desses projetos ocorre o contínuo diálogo entre professor e aluno. Nesse contexto o professor exerce a função de orientador, atuando como mediador do processo de ensino-aprendizagem entre seus alunos”.

b1

OS TRABALHOS

O trabalho Irrigação Automática Sustentável, dos estudantes Gustavo e Júlio César, do município de Jequitinhonha foi agraciado com a menção de destaque em 1° Lugar da categoria Ensino Fundamental.certificado

Os estudantes já vinham desenvolvendo seu trabalho desde 2017, quando o apresentaram na MOSTRAR - Feira realizada no campus Araçuaí, idealizada e coordenada pelo professor Magno Dias. Na ocasião, obtiveram o 3° lugar.

Para saber mais sobre a mostrar 2017, clique aqui.

Da cidade de Medina e estudante do IFNMG - campus Araçuaí, Bernardo Augusto apresentou o seu trabalho "Microscópio Alternativo", uma tecnologia de menor custo que pode ser adotada por escolas públicas de orçamento reduzido. Bernardo afirma que a ideia para desenvolver o projeto surgiu quando estudou Microbiologia e Citologia e em conversa com um amigo, pensou numa tecnologia social. "Meu sonho é poder ajudar as pessoas". A partir daí, começou a projetar o microscópio. Teve orientação dos professores Michelle Fernandes e Felipe Tulio de Castro. Seu trabalho também já havia sido na MOSTRAR em 2017, e obteve o 2° lugar.

Confira a entrevista da InterTV  Grande Minas com Bernardo aqui.

b2

VOANDO ALTO

Sobre a participação na feira, Bernardo se mostrou extremamente feliz com a possibilidade: "foi uma oportunidade que eu achei que jamais teria, foi um privilégio estar lá, conhecer as pessoas, ver o quão gratificante é poder ajudar e receber a resposta das pessoas falando sobre uma coisa boa". Pretende ainda participar de outras feiras

Bernardo, que é estudante do 2° ano do curso Técnico em Agroecologia integrado ao Ensino Médio, considera um diferencial poder estudar no IFNMG e enumera os vários projetos e eventos que já teve oportunidade de participar no IFNMG, inclusive em outras áreas, além da que estuda: MOSTRAR (Prof. Magno Dias) e Hora do LAB (Charles Morais), de cunho científico/tecnológico, Vozes Silenciadas (Prof. Fabrício Pereira) e Literartes (Profa. Lillian Melo), das Ciências Humanas, IF Mundo (Profa. Aureliane Araujo) e Imprensa Colaborativa (Prof. Nivaldo Oliveira), das Ciências Socais Aplicadas, além de outros, no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão institucional.

b3

Os servidores do IFNMG que orientaram e orientam Bernardo nos projetos, e que convivem com o estudante no dia a dia mostraram-se extremamente orgulhosos de sua participação no evento da UFMG e desejam e preveem um futuro de muito sucesso, com vôos ainda mais altos.

Fotos: Professores Magno Dias e Renato Rodrigues

Fim do conteúdo da página