Portal IFNMG - Campi começam a publicar 2ª chamada do Vestibular; candidatos devem acompanhar convocações Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 30 de Janeiro de 2020, 11h02 | Última atualização em Quinta, 30 de Janeiro de 2020, 11h24

O Campus Araçuaí e o Campus Salinas já publicaram os editais de 2ª chamada do Vestibular 1/2020 do IFNMG e aguardam os convocados para realizarem a matrícula nos cursos superiores, presencialmente, a partir desta sexta-feira, 31/01. Em Araçuaí, o período de matrícula segue até 03/02 e em Salinas, até 04/02.

Os candidatos que fizeram o Vestibular para os cursos dos demais campi do IFNMG e estão classificados na lista de espera devem acompanhar as publicações da 2ª chamada (a data prevista no edital é 31/01). As convocações serão publicadas nas páginas de cada campus dentro deste portal eletrônico (navegue pelo menu à esquerda desta página) e/ou na página de documentos do Vestibular (seção "Documento por campus").

Nos editais de convocação da segunda chamada, os campi especificam o período de matrículas e horários de atendimento.

A solicitação de matrícula deve ser feita pelo candidato, pessoalmente. Se, excepcionalmente, o candidato não puder comparecer para efetuar sua solicitação de matrícula, esta poderá ser feita por procuração particular simples.

O candidato menor de 18 anos deverá ser assistido durante a solicitação de matrícula pelo pai, mãe ou seu responsável legal, os quais deverão apresentar, no ato da solicitação da matrícula, CPF, RG e documentação comprobatória de parentesco. Se, excepcionalmente, o responsável legal não puder comparecer para efetuar a matrícula, esta poderá ser feita por procuração particular simples.

Documentos para a matrícula

Os candidatos devem levar toda a documentação exigida e, no caso de quem concorreu pelas cotas, também os documentos comprobatórios para garantir as vagas reservas. Os documentos citados deverão ser fotocópias legíveis e sem rasuras. Havendo necessidade, as cópias poderão ser autenticadas na coordenação/coordenadoria/núcleo de Registros Acadêmicos de cada campus para o qual o candidato se inscreveu, desde que sejam apresentados os documentos originais.

São documentos exigidos no ato da solicitação da matrícula (ampla concorrência e cotas):

- Requerimento de Matrícula, Termo de Ciência e de Compromisso, Declaração de que não é matriculado em outro curso superior do IFNMG ou de outra instituição de ensino pública, devidamente preenchidos e assinados pelo candidato ou pelo seu representante legal, fornecidos pela coordenação/coordenadoria/núcleo de Registros Acadêmicos do campus.
- Histórico Escolar do ensino médio ou declaração de conclusão do ensino médio, emitidos por instituição oficial reconhecida ou autorizada a funcionar pelo MEC.
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio, caso o mesmo não esteja incluído no Histórico Escolar.
- Diploma ou certificado de conclusão de curso de educação profissional técnica de nível médio, se for o caso.
- Cédula de Identidade - Registro Geral (original e cópia).
- Comprovante de quitação do serviço militar para candidatos brasileiros do sexo masculino, maiores de 18 anos (original e cópia).
- Uma foto 3x4 atual.
- Certidão de Nascimento ou casamento (original e cópia).
- CPF (original e cópia);
- Formulário socioeconômico disponibilizado no ato da inscrição, devidamente preenchido.
- Comprovante de residência atual – Ex. Conta de luz.
- Cartão Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde), nos termos da Portaria N. 280, de 3 de abril de 2017, do IFNMG.
- O candidato que concluiu, no exterior, curso correspondente ao ensino médio, deverá apresentar, também, a tradução do histórico escolar e do diploma, validados pelo consulado ou embaixada brasileira no território estrangeiro e a declaração de equivalência, expedida pela Secretaria de Estado de Educação ou outro órgão equivalente/competente.

A lista dos documentos comprobatórios referente ao sistema de reserva de vagas está disponível no Edital nº 136/2019, no item 6.

Novas chamadas

Após o período de matrículas da 2ª chamada, ocorrendo desistência ou cancelamento de matrículas, poderá haver a terceira chamada e, assim, sucessivamente. É obrigação do candidato acompanhar as convocações.

Para acessar a seção de documentos por campus, edital e demais documentos referentes ao Vestibular, clique aqui.