Portal IFNMG - Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente realizam Visita Técnica ao Canil Municipal de Teófilo Otoni Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente realizam Visita Técnica ao Canil Municipal de Teófilo Otoni

Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 11h46 | Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2019, 13h21

A atividade ocorreu na última quinta-feira (05) e teve como objetivo principal compreender o tratamento de animais infectados com Leishmaniose, além de conhecer a estrutura física do estabelecimento, seus recursos materiais, humanos e os processos de trabalho envolvidos na rotina de funcionamento.

O grupo foi conduzido pela médica veterinária Dra. Marla Esquivel, que apresentou a Unidade Móvel de Castração e, juntamente aos alunos, realizou a análise em um cão para diagnosticar se ele estava infectado por Leishmaniose. O exame foi realizado através do “teste rápido”, onde é feita a análise do sangue retirado da orelha do cão. Em caso de resultado positivo, o cão é submetido ao exame sorológico.

A professora Luara Neves, que ministra a disciplina de Epidemiologia e Vigilância em Saúde Ambiental, propôs a visita a fim de articular os conceitos teóricos discutidos em sala de aula e relacioná-los à realidade prática do profissional Técnico em Meio Ambiente frente às questões de saúde pública.

A aluna Yole Avelar relatou que nunca havia ido a um canil anteriormente. “Desfrutar dessa oportunidade agora, como futura técnica em Meio Ambiente, é fundamental na minha bagagem. A maneira dinâmica como as visitas técnicas apresentam o nosso futuro ambiente de trabalho é o principal diferencial dos cursos que o IFNMG oferece, ou seja, você experimenta a realidade da profissão”, comentou a aluna.

* O IF agradece à Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni (Setor de Zoonoses) pelo aceite na condução da visita e à Secretaria Municipal de Educação, pela cessão do transporte escolar.

Fim do conteúdo da página