Portal IFNMG - Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente realizam Visita Técnica ao Canil Municipal de Teófilo Otoni Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 11h46 | Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2019, 13h21

A atividade ocorreu na última quinta-feira (05) e teve como objetivo principal compreender o tratamento de animais infectados com Leishmaniose, além de conhecer a estrutura física do estabelecimento, seus recursos materiais, humanos e os processos de trabalho envolvidos na rotina de funcionamento.

O grupo foi conduzido pela médica veterinária Dra. Marla Esquivel, que apresentou a Unidade Móvel de Castração e, juntamente aos alunos, realizou a análise em um cão para diagnosticar se ele estava infectado por Leishmaniose. O exame foi realizado através do “teste rápido”, onde é feita a análise do sangue retirado da orelha do cão. Em caso de resultado positivo, o cão é submetido ao exame sorológico.

A professora Luara Neves, que ministra a disciplina de Epidemiologia e Vigilância em Saúde Ambiental, propôs a visita a fim de articular os conceitos teóricos discutidos em sala de aula e relacioná-los à realidade prática do profissional Técnico em Meio Ambiente frente às questões de saúde pública.

A aluna Yole Avelar relatou que nunca havia ido a um canil anteriormente. “Desfrutar dessa oportunidade agora, como futura técnica em Meio Ambiente, é fundamental na minha bagagem. A maneira dinâmica como as visitas técnicas apresentam o nosso futuro ambiente de trabalho é o principal diferencial dos cursos que o IFNMG oferece, ou seja, você experimenta a realidade da profissão”, comentou a aluna.

* O IF agradece à Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni (Setor de Zoonoses) pelo aceite na condução da visita e à Secretaria Municipal de Educação, pela cessão do transporte escolar.