Portal IFNMG - Estágio - Tecnologia em Gestão Ambiental Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Última atualização em Quarta, 08 de Junho de 2022, 10h01

PASSO A PASSO – ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIOS

ANTES DE COMEÇAR O ESTÁGIO O DISCENTE DEVE:

1º PASSO: CONSEGUIR UMA CONCEDENTE.

O aluno deverá procurar uma concedente em que tenha interesse de realizar seu estágio, observado as diretrizes da Lei nº 11.788/2008 e o Plano Pedagógico do Curso, que determina quem pode oferecer estágio (ser concedente):

  1. a)   As pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (isto é, possuem CNPJ);
  2. b) Os profissionais liberais de nível superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional.

2º PASSO: PROCURAR UM PROFESSOR ORIENTADOR.

O aluno deverá procurar um Professor Orientador. Este professor deferirá ou não o estágio (para ser deferido, as atividades do estágio deverão ser desenvolvidas na linha de formação do estudante).

O Professor Orientador acompanhará o aluno durante todo o estágio, orientando-o no que for necessário, tirando-lhe dúvidas, inclusive na elaboração dos documentos de formalização do estágio que será avaliado pelo mesmo. 

O Professor Orientador deve ser obrigatoriamente um professor do curso. Na Lei 11.788 não determina que seja da área técnica, mas que tenha afinidade com as atividades do estágio.

3º PASSO: SEGURO PARA ESTÁGIO.

Os alunos deverão estar segurados contra acidentes pessoais. O seguro do estágio obrigatório é garantido pelo Campus Arinos, já o seguro para o estágio não obrigatório deverá ser providenciado pela Concedente do estágio, conforme legislação vigente. Para que seja formalizado o seguro para estágio obrigatório, o discente deverá protocolar a ficha de matrícula (anexo I), devidamente preenchida e assinada, antes de iniciar o estágio. Caso o aluno deixe de protocolar a Ficha de Matrícula antes de iniciar o estágio, poderá ter seu estágio indeferido.

4º PASSO: ELABORAR O TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO.

O aluno deverá preencher e assinar o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) – Anexo III ou Anexo IV, de acordo com a modalidade, em 03 vias. Em seguida, colher a assinatura do IFNMG, que poderá ser assinada pelo Coordenador de Extensão, Diretor Geral e ou Diretor Administrativo, deve colher a assinatura do responsável pela concedente e a sua própria assinatura e se menor, assinatura do responsável legal. Após, guardará uma via para si e entregará uma via na Coordenação de Extensão e outra via para a Empresa.

Obs. 1: Dúvidas no preenchimento do Termo de Compromisso de Estágio, podem ser sanadas pessoalmente, por e-mail ou por telefone com o Professor Orientador.

Obs. 2: O Termo de Compromisso de Estágio, deve ser preenchido de acordo com a modalidade do estágio: obrigatório ou não obrigatório.

IMPORTANTE: Nenhum aluno poderá iniciar o estágio sem a celebração do Termo de Compromisso de Estágio. Caso inicie, por conta própria, o estágio poderá NÃO TER NENHUMA VALIDADE para o Campus Arinos, incorrendo ainda em possíveis sanções trabalhistas para si e para a Concedente.

5º PASSO: ELABORAR O PLANO DE ESTÁGIO.

Conforme previsto no parágrafo único do art. 7º da Lei nº 11.788/2008, o plano de estágio – Anexo II, que deve ser elaborado em acordo com o educando, a concedente do estágio e a instituição de ensino.

O aluno deverá levar o Plano de Estágio – Anexo II, à Concedente para que o seu futuro Supervisor de Estágio preencha o Plano de Estágio, relatando quais serão as atividades desenvolvidas durante o estágio. O Supervisor de estágio poderá entrar em contato com Professor Orientador, caso necessite, para acertar detalhes sobre estas atividades.

Quando o Plano de Estágio tiver sido preenchido pelo Supervisor, o aluno levará o Plano de Estágio para a aprovação do Professor Orientador e coleta de sua assinatura, entregando-o posteriormente na Coordenação de Extensão.

PARA O ALUNO MENOR DE IDADE:

Os discentes menores de 18 anos, deverão também ter assinatura do responsável legal no Termo de Compromisso. 

Quando o discente for menor, o responsável terá que preencher o Termo de Autorização de Estágio para Discente Menor de 18 anos - Anexo VIII.

OBSERVAÇÃO:

1) O aluno deverá providenciar o Plano de Estágio, preferencialmente, concomitante com o Termo de Compromisso de Estágio. Não sendo possível, terá o prazo máximo de uma (01) semana após início do estágio para apresentar o plano de estágio.

2) O estágio obrigatório somente poderá ser realizado se o professor orientador estiver de acordo com o plano de estágio proposto.

3) O estágio não obrigatório, somente poderá ser realizado com a ciência do professor orientador e este estiver de acordo com o plano de estágio proposto.

 

DURANTE O ESTÁGIO O DISCENTE DEVE:

O discente deverá sempre se reportar ao seu Professor Orientador, sobre o andamento do estágio.

Comunicar ao seu Professor Orientador, ao Coordenador do curso e à Coordenação de Extensão do Campus, problemas ou dificuldades enfrentadas no estágio, bem como sua eventual desistência ou interesse em prorrogar o tempo do estágio (Art 25 alínea VII).

Sempre estar acompanhado por um supervisor designado pela empresa. O supervisor deverá ter preferencialmente, formação na área do curso em que o aluno está matriculado.

Estar atento, às orientações da concedente do estágio.

Obedecer as regras de horário (até 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, nos períodos de aulas presenciais, ou até 8 (oito) horas diárias e 40 (quarenta) horas semanais em que não estão programadas aulas presenciais.

O Estágio não poderá ser superior a 24 meses.

 

AO FINAL DO ESTÁGIO O DISCENTE DEVE:

1º PASSO: PREENCHER A FICHA DE AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO.

O aluno deverá preencher Ficha de Avaliação do Estágio – Anexo V, onde fará sua própria avaliação sobre o seu desempenho no estágio e dos aprendizados práticos nesta experiência pessoal.

2º PASSO: PREENCHER O RELATÓRIO DE ESTÁGIO (FEITO PELA ENTIDADE CONCEDENTE).

O aluno poderá iniciar o preenchimento do Relatório de Estágio (Feito pela Entidade Concedente) – Anexo VI, e no último dia de estágio, pedir ao Supervisor de Estágio para realizar sua avaliação, colhendo a sua assinatura e também do Professor Orientador. Alguns concedentes não gostam de que o estagiário participe desta etapa: eles realizam sozinhos a avaliação e enviam diretamente ao Campus.

3º PASSO: ELABORAR O RELATÓRIO DE ESTÁGIO.

Em alguns cursos são exigidos ainda o Relatório Final de Estágio. Neste caso, o aluno deverá, verificar com o seu Professor Orientador e ou a Coordenação do Curso, e elaborar o Relatório Final do Estágio, em concordância com as orientações do Plano Pedagógico do curso e sob orientação do Professor Orientador.

4º PASSO: ENCAMINHAR OS DOCUMENTOS DE ESTÁGIO PARA A COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO:

O aluno deverá encaminhar todos os documentos relacionados ao estágio, Anexos I a VI, devidamente preenchidos e assinados para a Coordenação de Extensão, através do serviço de Protocolo, ressaltando que a não entrega da Ficha de Matrícula – Anexo I, antes de iniciar o estágio poderá ocorrer no indeferimento do estágio.  

5º PASSO: ANALISAR DOCUMENTAÇÃO ENTREGUE

A Coordenação de Extensão, realizará a conferência final de toda a documentação e, estando tudo certo, fará o arquivamento e encaminhará à Secretaria em qual o aluno está vinculado, o Boletim Final de Estágio, para realizar os procedimentos de Colação de Grau (Ensino Superior) e ou Formatura (Ensino Médio Integrado). Caso falte algum documento, o aluno será avisado para providenciá-lo.

 

APROVEITAMENTO DE ATIVIDADES PROFISSIONAIS PARA O ESTÁGIO

Para os discentes que desejam solicitar o aproveitamento de atividades profissionais para o Estágio Curricular Obrigatório, devem preencher o requerimento do Anexo IX.

OBSERVAÇÕES FINAIS:

Nenhum aluno colará grau ou terá a conclusão do curso, sem antes entregar corretamente toda a documentação de estágio descrita acima na Coordenação de Extensão.

Quaisquer dúvidas, o aluno poderá entrar em contato por meio das Coordenações do Curso em que está matriculado ou com a Coordenação de Extensão. 

De posse de todos os documentos entregues, a Coordenadoria de Extensão emitirá declaração de cumprimento de estágio às Secretarias correspondentes.

Obs. 1: O boletim só será enviado, após o cumprimento total da carga horária exigida no Plano Pedagógico do Curso.

Obs. 2: Participação em projetos de pesquisa, extensão e monitoria, poderá ser computada até 50% da carga horária do estágio, desde que devidamente formalizada no Plano Pedagógico do Curso. 





Fim do conteúdo da página