Portal IFNMG - Perguntas e Respostas Frequentes Ir direto para menu de acessibilidade.

Perguntas e Respostas Frequentes

Publicado: Segunda, 30 de Março de 2020, 09h55 | Última atualização em Segunda, 30 de Março de 2020, 09h55

PERGUNTAS FREQUENTES

1 – Onde se localiza a sala do NAPNE?
A sala do NAPNE do IFNMG-Campus Januária está situada no último pavilhão do antigo prédio do Ensino Técnico, hoje, prédio da EAD/IFNMG-Campus Januária.

2 – O NAPNE está ligado ao ensino, pesquisa ou extensão?
O NAPNE pertence ao ENSINO, ou seja, é um núcleo consultivo e de assessoramento, vinculado às Direção-Geral dos Campi e à Diretoria de Assuntos Estudantis e Comunitários/Núcleo de Ações Inclusivas – NAI/DAEC, que articula as Diretrizes da Política de Educação Inclusiva vinculada ao Ministério da Educação ( MEC).

3 – Quem pode ser atendido pelo NAPNE?
Pode ser atendido pelo NAPNE, discentes e servidores com necessidades específicas, para fins do regulamento do referido núcleo, são aquelas pessoas que possuem alguma deficiência, altas habilidades/superdotação e/ou transtornos globais do desenvolvimento.

4 – Como se inscrever para ser atendido pelo NAPNE?
Entrando em contato com um dos membros do NAPNE e aos servidores dos Núcleos Pedagógicos para devido encaminhamento.

5 – O que é fluxograma de ensino inclusivo do IFNMG?
É um mapa que mostra onde inicia, por onde perpassa o atendimento das pessoas que se encaminham ao NAPNE.

6 – Como ensinar a turma toda e ao mesmo tempo, especificamente, ao estudante com necessidades educacionais especiais?
A estratégia para atendimento a estudante com necessidade específica depende do contexto em que o discente está inserido. É preciso estudar esse contexto. Este estudo se faz durante a elaboração de um plano individual de ensino para esse discente. Importante  enfatizar que há situações em que o estudante precisa de um profissional de apoio específico, outras situações podem exigir um profissional cuidador, intérprete de Libras, etc. Na maioria das vezes, o estudante com necessidade específica, se consultado, pode indicar as melhores maneiras de ensino que o atenda.

7 – Por que uma educação inclusiva?
Para ampliação de oportunidades educacionais para crianças, jovens, adultos, independentemente de suas condições biopsicossociais. A diversidade humana nas instituições de ensino promove troca de experiências necessárias para a formação de cidadãos conscientes do seu papel para um mundo melhor.

8- Existe no Brasil muitas pessoas com necessidades específicas?

De acordo com dados do IBGE/2010, um quarto ( 23,9%) da população Brasileira apresenta alguma condição física, auditiva, visual, intelectual.

9- Quando o paradigma inclusivo passa a ser parâmetro na educação brasileira e o que significa isso?
A partir do Século XX, quando a deficiência deixa de estar em pauta como um problema centrado no indivíduo e passa a ser visto como uma problemática social.

10 - O que é pessoa com Deficiência?
São pessoas com impedimentos de ordem física, intelectual, sensorial, os quais, em interação com as diversas barreiras, podem obstruir sua efetiva participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas.