Portal IFNMG - Projeto de Pesquisa: Descrição dos ecossistemas de uma região: Pirapora, um estudo de caso Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 13 de Julho de 2012, 12h26 | Última atualização em Sexta, 13 de Julho de 2012, 12h31

Projeto de Pesquisa: Descrição dos ecossistemas de uma região: Pirapora, um estudo de caso.

Equipe:

• Profª: Junaí Carvalho de Souza (coordenadora),

- Formação: Especialista em Gestão do Meio Ambiente
- Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4408090Y3

• Prof. Alisson Costa Martins

- Formação: Especialista em Meio Ambiente e Saúde Humana
- Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4347086Z6

Resumo:

A temática Meio Ambiente se faz presente em quase todas as discussões que envolvem a vida das pessoas. Como preservar? O que deve ser feito por nós? São discussões, que acabam ficando muitas vezes apenas nos patamares dos debates. De um lado, sabemos que devemos preservar, por outro lado, reconhecemos que somente a conscientização sobre o processo de má utilização dos recursos naturais não é suficiente para resolver os problemas ambientais. Desse modo, o acesso ao conhecimento é uma via que contribuirá para a formação de competências globais e sustentáveis necessárias ao desenvolvimento de uma visão conservacionista. Pode-se afirmar aqui que o conhecimento da realidade local torna-se um forte aliado no desenvolvimento de atitudes e valores voltados para a melhoria da qualidade de vida, uma vez que o cidadão passa a alimentar um sentimento de cuidar do que também lhe pertence, o meio em que vive. Nesta perpectiva a pesquisa ambiental é importante no sentido de fornecer informações que vão subsidiar a concretização cognitiva e contribuir para formar a consciência crítica dos atores sociais envolvidos, permitindo assim intervenções conscientes na busca do desenvolvimento sustentável.

Objetivos:

- A descrição das principais espécies presentes na flora do município de Pirapora por meio de coleta de dados que será realizada através de visita de campo e entrevistas com os moradores das diversas regiões que compõem o município.
- A construção de um mapeamento de pontos com a descrição do solo e da vegetação presente, realizadas através de visita de campo auxiliada por um GPS.
- Realizar um concurso fotográfico contemplando as modalidades flora, fauna, paisagens urbanas e rurais, envolvendo os servidores e discentes do IFNMG – Campus Pirapora.
- A criação de um acervo digital e impresso que possa caracterizar este meio ambiente para ser utilizado em fins educacionais.
- Realizar uma exposição fotográfica no hall do campus Pirapora para a comunidade, através de exposição de fotos impressas com destaque ampliado para as cinco melhores fotos participantes do concurso fotográfico, envolvendo todas as categorias onde a foto vencedora deverá ser premiada na semana de ciências e tecnologia.
- Organizar uma exsicata criando um acervo com amostras dos principais representantes da flora presente no município.

Atividades já desenvolvidas:

• Nome da atividade: Estudo e levantamento bibliográficos:


LIVRO: Metodologia Da Ciência, Filosofia e Prática da Pesquisa
AUTOR: FABIO APPOLINÁRIO
Capítulo: 5 – As Dimensões da Pesquisa
Capítulo: 6 – As Etapas do Trabalho Científico
Capítulo: 7 – As Partes de um Trabalho Científico
Capítulo: 8 – O Discurso Científico
Capítulo: 12 – Coleta e Tabulação de Dados Quantitativos
Capítulo: 15 – Juntando Tudo: Um exemplo Prático de Pesquisa

LIVRO: Metodologia DO TRABALHO CIENTÍFICO
AUTOR: Antônio Joaquim Severino
Capítulo: V – AS MODALIDADES DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

LIVRO: Metodologia do Trabalho Científico
AUTORES: Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos
Capítulo 1 – PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
Item 1.3 – SEMINÁRIO pg 31 – 37
Capítulo 3 – PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS
Item 3.2 – ARTIGOS CIENTÍFICOS pg 84 – 89
Item 3.5 – RESENHA CRÍTICA

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página