Portal IFNMG - Bases de dados de acesso livre Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Bases de dados de acesso livre

Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2022, 09h06

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) tem por objetivo integrar, em um único portal, os sitemas de informação de teses e dissertações existentes no país e disponibilizar para os usuários um catálogo nacional de teses e dissertações em texto integral, possibilitando uma forma única de busca e acesso a esses documentos.

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP foi criada para disponibilizar na Internet o conhecimento produzido pelos trabalhos defendidos na Universidade de São Paulo, permitindo que, a comunidade brasileira e internacional, possam ter em mãos a versão digital completa de teses e dissertações.

A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 250 mil documentos de interesse do Poder Legislativo. O acervo digital é variado, dividindo-se em livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos. As obras publicadas na BDSF são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos das obras.

A Biblioteca Digital Paulo Freire, pertencente à Universidade Federal da Paraíba, contém um rico acervo sobre o educador Paulo Freire que inclui seus textos, livros, textos didáticos, correspondências, além de diversas críticas relacionadas com seu trabalho.

A Biblioteca Interativa Sebrae é um espaço aberto à construção e compartilhamento do conhecimento que visa contribuir para o contínuo aprendizado do empreendedorismo, auxiliando o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios. A biblioteca possui acervo de publicações Sebrae sobre sustentabilidade, moda e inteligência de mercado.

A Biblioteca Nacional (BN) é o órgão responsável pela execução da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual do país. Com mais de 200 anos de história, é a mais antiga instituição cultural brasileira. Possui um acervo de aproximadamente 9 milhões de itens e, por isso, foi considerada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como uma das principais bibliotecas nacionais do mundo.

A Biblioteca Virtual de Artes Cênicas da UFRJ é um veículo de divulgação e informação destinado a especialistas e pesquisadores, alunos e professores de Artes Cênicas e também a espectadores, amantes do teatro, da dança, da performance e usuários em geral. Disponibiliza sites que permitem ao usuário o acesso a arquivos e acervos online.

A Biblioteca Virtual de Literatura da UFRJ (BVL) é destinada a especialistas, pesquisadores, alunos e professores de Literatura e áreas correlatas, com especial atenção à literatura brasileira e demais literaturas em língua portuguesa. A BVL analisa sites quepermitem ao usuário o acesso a arquivos e acervos online.

O Dicionário de Música Popular Brasileira é mantido pelo Instituto Cultural Cravo Albin e contém informações sobre música brasileira, contando com mais de 12 mil verbetes.

O portal Domínio Público, desenvolvida pelo Ministério da Educação, disponibiliza gratuitamente cerca de 180 mil textos, além de imagens, arquivos de som e vídeo. Conta com rico acervo de publicações na área de Educação. Destaque para as obras completas de Machado de Assis e um grande acervo de poesias de Fernando Pessoa. A biblioteca possui também diversas músicas eruditas brasileiras e inúmeros textos de literatura infantil, além de documentos sobre Legislação Educacional.

A Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras é uma obra, em versão digital e aberta, que reúne informações sobre artes visuais, arte e tecnologia, literatura, teatro, cinema, dança e música. Conta com cerca de 8 mil verbetes, 12 mil imagens e 132 vídeos.

O Google Scholar (Acadêmico) é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite consultar trabalhos acadêmicos, jornais de universidades e artigos variados. Lançado em 2004, passou a oferecer buscas em língua portuguesa em 2006.

História das Artes é um site criado em 1998, baseado no trabalho das arte-educadoras Margaret Imbroisi e Simone Martins, concebido para ajudar na compreenção do que é Arte e como, ao longo do tempo, o ser humano registrou a sua visão dos deuses, do mundo e de si mesmo. O conteúdo está organizado em uma linha do tempo com os principais períodos da arte mundial e brasileira, desde a arte pré-histórica até a arte contemporânea.

O LexML - Rede de Informação Legislativa e Jurídica é um portal especializado em informação jurídica e legislativa que reúne leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de lei entre outros documentos, nas tres esferas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O LivRe - Revista de Livre Acesso é o portal que facilita a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos, publicados em todas as áreas do conhecimento humano, em acesso livre na Internet. Acervo com cerca de 7 mil títulos.

O oasisbr - Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível realizar buscas nas seguintes fontes de informação: bibliotecas digitais de teses e dissertações, repositórios institucionais, revistas eletrônicas e Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal – RCAAP.

O Portal Brasil Memória das Artes, organizado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), reúne conteúdos sobre alguns dos principais representantes brasileiros das artes plásticas, cênicas e música.

O Portal do Livro Aberto em CT & I é um serviço do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT). Tem por objetivo reunir, divulgar e preservar as publicações oficiais em ciência, tecnologia e inovação. Assegurando os direitos de autoria, o Portal visa contribuir para dar visibilidade à publicação oficial brasileira, conforme os preceitos do Manifesto de Acesso Aberto do IBICT, com vista à democratização do acesso à informação pública.

Repositórios Brasileiros de Acesso Aberto (IBICT) Contém publicações científicas de grandes instituições brasileiras. 

A SciELo (Scientific Eletronic Library Online) é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros, dando acesso a artigos em texto completo. A SciELo é o resultado de um projeto de pesquisa da Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo em parceria com a BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página