Portal IFNMG - Técnico em Administração Ir direto para menu de acessibilidade.

Técnico em Administração

Última atualização em Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 08h50

O curso Técnico em Administração se insere no eixo tecnológico de gestão e negócios. Compreende tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações. Abrange ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas de todos os portes e ramos de atuação.

Este eixo caracteriza-se pelas tecnologias organizacionais, viabilidade econômica, técnicas de comercialização, ferramentas de informática, estratégias de marketing, logística, operações, finanças, relações interpessoais, legislação e ética.

Destacam-se, na organização curricular destes cursos, estudos sobre ética, Destacam-se, na organização curricular destes cursos, estudos sobre ética, empreendedorismo, gestão de pessoas, finanças, normas técnicas e de segurança, redação de documentos técnicos, educação ambiental, além da capacidade de trabalhar em equipes com iniciativa, criatividade e sociabilidade. Desta forma busca-se contemplar as três dimensões necessárias à formação de um Técnico em Adminstração: Habilidades Técnicas, Conceituais e Humanas.

O Técnico em Administração executa as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoques. Opera sistemas de informações nas áreas de pessoal, material, marketing, qualidade, operações e finanças, dentre outras. Utiliza ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais, bem como auxilia os gestores no processo de planejamento e tomada de decisões.

Perfil do egresso:

Capacidade para adaptar-se e introduzir modificações nos processos de trabalho;

Habilidade para atuar e gerenciar de forma integrada, através de uma formação técnica, humanística e ética, a partir do meio social em que está inserido;

Visão para o desenvolvimento de ações eficazes, articulando conhecimentos das diversas áreas da administração;

Desenvolvimento de conhecimentos técnicos e científicos para a atuação como empreendedor, criando novos negócios ou inovando em organizações existentes, atuando de forma criativa, consciente e pró-ativa;

Capacidade para desenvolver e auxiliar nos processos de planejamentos táticos e operacionais e de compreensão do processo de planejamento estratégico;

Capacidade para assessorar e/ou gerir processos nas áreas de pessoas, marketing, operações, produção, finanças nas organizações;

Capacidade de empreender seu próprio negócio e de gerir seu percurso no mercado de trabalho com autonomia.

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO:

NOME DO CURSO: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
MODALIDADE: Presencial
ANO DE IMPLANTAÇÃO: 2013
HABILITAÇÃO: Técnico em Administração
LOCAL DE OFERTA: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Pirapora
TURNO DE FUNCIONAMENTO: Vespertino ou Noturno.
FORMA DE INGRESSO: processo seletivo, conforme regulamentado em edital específico.
REQUISITOS DE ACESSO: Estão aptos a ingressar no curso alunos que tenham concluído o  ensino médio.
NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS: 40
PERIODICIDADE DE OFERTA: anual
DURAÇÃO DO CURSO: Mínimo de 3 semestres; máximo de 7 semestres.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 1.083 h/relógio
AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO: Resolução CS N° 03/2010, DE 24 de agosto de 2010.

COORDENAÇÃO DE CURSO:

Coordenadora: Normelena Diniz de Oliveira
Graduação: Administração
Especialização: Educação de Jovens e Adultos;
                          MBA em Gestão empresarial

Mestrado: Educação Profissional e Tecnólogica

Demais Informações:

Projeto do curso (Revisão 2018) (PDF/Tamanho: 926kb)
Matriz Curricular (PDF/Tamanho: 403kb)
Web HTML icon Calendário escolar