Apresentação
APRESENTAÇÃO
O Encontro do Ensino do IFNMG é um evento institucional que está em sua sexta edição e, neste ano de 2019, o Campus Almenara é o anfitrião. Depois de, nos dois últimos encontros haver trabalhado com a temática da Permanência e Êxito, viu-se a necessidade de trazer à discussão o relevante tema da avaliação. Ele surge com a divulgação do novo instrumento de avaliação dos cursos superiores, pelo Ministério da Educação e, nessa perspectiva, evidenciou-se ainda mais a importância de aprofundamento, uma vez que avaliar permeia todo o processo de ensino-aprendizagem, bem como a construção das políticas públicas da gestão institucional.
Sendo assim, o VI Encontro do Ensino está formatado para produzir momentos de partilha e reflexões que fortalecem nossa prática pedagógica e nos possibilitará alcançar os resultados positivos que impactarão na educação inclusiva e de qualidade socialmente referenciada que buscamos para os nossos discentes.
Para tanto, a conferência de abertura terá como tema: “Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: aprendizagens necessárias.” No segundo dia, haverá uma Mesa-Redonda intitulada: "Por que avaliar? Reflexões sobre a avaliação no processo de ensino-aprendizagem", os participantes terão a oportunidade de, a partir das teorias apresentadas pelos convidados, refletirem sobre as questões essenciais do processo educativo.
Nas dinâmicas de grupo haverá dois formatos metodológicos: Grupos de Trabalho – GTs e Oficinas. Nestas, os participantes experienciarão práticas de instrumentos avaliativos com o intuito de contribuir com o aperfeiçoamento da sua atuação no processo de ensino-aprendizagem. Nos GTs os participantes trabalharão estratégias de como tornar executável a avaliação da Biblioteca, a Institucional e a dos Cursos Superiores.
OBJETIVOS
1 – Fomentar discussões sobre a temática da avaliação, desde a concepção da aprendizagem do discente até a concepção institucional
2 – Capacitar os servidores para a construção de instrumentos metodológicos de avaliação no processo de ensino-aprendizagem
3 – Construir perspectivas de avaliação para as bibliotecas e para os Cursos Superiores
4 – Compartilhar experiências exitosas e/ou inovadoras no desenvolvimento dos Projetos de Ensino
PÚBLICO ALVO
Diretores e Coordenadores de Ensino, Coordenadores de Cursos Técnicos e Superiores, Docentes, representantes dos Núcleos Pedagógicos, representantes do Registro Escolar e do Acadêmico, representantes das Bibliotecas, responsáveis pelos Centros de Línguas, representantes dos Núcleos de Assuntos Estudantis e Comunitários, Diretoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, Pró-Reitoria de Ensino e gestores do IFNMG.
ORGANIZAÇÃO
Pró-Reitoria de Ensino e Campus Almenara
Redes Sociais