Portal IFNMG - Cursos abertos (MOOC) Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Cursos Abertos Online - MOOC CEAD/IFNMG

Publicado: Quinta, 06 de Agosto de 2020, 11h44 | Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2020, 09h33

O CEAD/IFNMG agora também oferta cursos MOOC! Esses cursos buscam promover o aperfeiçoamento e a atualização constantes dos colaboradores da UAB/IFNMG que exercem funções de gestão, coordenação, docência, tutoria, apoio pedagógico e administrativo, suportes na área de tecnologia e comunicação. Todavia, tendo em vista o compromisso do IFNMG com a melhoria da educação e desenvolvimento regional, todos os cursos estarão disponíveis também para a comunidade externa. 

O que é curso MOOC?

Cursos MOOC (Curso Online Aberto e Massivo), do inglês Massive Open Online Course, são cursos abertos oferecidos por meio do ambiente virtual de aprendizagem e visam oferecer para um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos num processo de co-produção. Nestes cursos não há a figura do tutor para mediar as atividades. Sendo assim, o aluno é o principal responsável pelo desenvolvimento e conclusão do curso.

Quais cursos serão oferecidos?

Ao todo serão ofertados dez cursos, totalmente gratuito e a distância, sendo eles:

👨🏻‍💻 Educação a Distância (EAD) e Letramento Digital;
👨🏻‍💻 Tutoria no contexto da EAD;
👨🏻‍💻 Docência Virtual;
👨🏻‍💻 Educação híbrida como estratégia educacional;
👨🏻‍💻, Construção de salas virtuais e produção de videoaulas e webinários;
👨🏻‍💻 Aplicações pedagógicas em tecnologias assistivas na educação;
👨🏻‍💻 Aprendizagem colaborativa nas comunidades em rede;
👨🏻‍💻 Avaliação em processos de aprendizagem na EAD;
👨🏻‍💻 Libras Básico;
👨🏻‍💻 Formação de professores para o ensino de Português para surdos (pré-requisito ter feito o curso de Libras Básico).

Na primeira oferta estão sendo oferecidos apenas os dois primeiros cursos: "Educação a Distância e Letramento Digital" e "Tutoria no contexto da EAD".

Quando e como posso me inscrever?

Oferta atual: 29/07 a 01/11/2020

Ciclos de matrícula para os dois primeiros cursos:

  • 29/07 a 09/08;
  • 29/08 a 09/09;
  • 29/09 a 09/10.

Link para o formulário de inscrição: https://bit.ly/2WR0I77

As inscrições são abertas a toda a comunidade. Entretanto, verifique se o curso do seu interesse não possui algum pré-requisito.

Qual é a ementa dos cursos e a carga horária?

 

Curso

Ementa

CH

1

Educação a Distância (EAD) e Letramento Digital

Fundamentos, histórico e evolução da EAD: perspectivas e contribuições para disseminação do ensino e aprendizagem. Os processos de ensino-aprendizagem mediados pelas tecnologias da informação e comunicação. Noção do letramento digital como certo estado que adquirem os que se apropriam da nova tecnologia digital e exercem práticas de leitura e escrita mediadas eletronicamente.

40

2

Tutoria no contexto da EAD

O trabalho da Tutoria: papeis/funções e ações (destaque para o fomento de fóruns de discussão). Perfil e competências para atuação com eficácia e efetividade na educação a distância. As ferramentas de Interatividade. Relações interpessoais no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Feedback em Tutoria. Tecnologia e sua aplicação na Tutoria.

40

3

Docência Virtual

Perfil, competências, habilidades e atitudes do professor na EAD. Construção de salas virtuais no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Elaboração de atividades, banco de questões, avaliações, fóruns de discussão. Gravação de videoaulas. Condução de webinários e chats.

40

4

Educação híbrida como estratégia educacional

Definição de educação híbrida. Convergência de ambientes de ensino de ensino-aprendizagem à distância e da educação presencial. Uso das tecnologias digitais no fortalecimento da educação tradicional.

40

5

Construção de salas virtuais e produção de videoaulas e webinários

Estrutura de uma sala virtual. Processos de construção de sala virtual de disciplina ou curso. Fóruns de discussão e chats na EAD: estrutura, tipos, fomento, motivação e avaliação. Planejamento. Roteiro. Gravação no estúdio CEAD. Gravação externa. Disponibilização de videoaula e webinários.

40

6

Aplicações pedagógicas em tecnologias assistivas na educação

Conceitos e definições terminológicas referentes à Tecnologia assistiva na educação. O Desenho Universal na Educação; Análise de recursos educacionais acessíveis; Tecnologias assistivas para deficiências motoras, auditivas e visuais; Tecnologias Assistivas como um instrumento de acessibilidade, inclusão e equiparação de oportunidades; Acessibilidade Digital. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e seu papel como Tecnologia Assistiva; Objetos de Aprendizagem (OA) como ferramentas de apoio ao professor; Padrões e Critérios de Acessibilidade para Objetos de Aprendizagem.

40

7

Aprendizagem colaborativa nas comunidades em rede

Construção coletiva de conhecimento e Aprendizagem colaborativa. Comunidade de trabalho. Aprendizagem em rede na diversidade. Colaboração, (co) autoria e aprendizagem em rede. O AVA como sistema de suporte às comunidades virtuais de aprendizagem: possibilidades e limites da ferramenta Moodle.

40

8

Avaliação em processos de Aprendizagem na EAD

Aspectos pedagógicos da EAD. Desenho Instrucional. Elementos fundamentais no processo de ensino e aprendizagem. Planos e Processos de avaliação da aprendizagem.

40

9

 Libras (Básico)

Libras como língua: aspectos gramaticais e discursivos. Prática dos conhecimentos básicos da Língua Brasileira de Sinais.

40

10

Formação de professores para o Ensino de Português para surdos (pré-requisito ter feito o curso de Libras Básico)

Metodologias utilizadas para ensino de Português para surdos; Metodologias para ensino de Português como segunda língua para surdos; Prática de ensino de PL2 para surdos; Estratégias e práticas de ensino de português na sala de aula inclusiva.

40

 

Como acessar o curso?

Após a inscrição, aguarde o prazo mínimo de 72h para tentar o acesso. Você não será informado de quando o cadastro estará disponível. Tente acessar com os seguintes dados:

Endereço: virtual2.ifnmg.edu.br
Caso seja um novo usuário, use seu CPF nos campos de usuário e de senha. Altere a senha após o primeiro acesso.
Caso já tenha feito algum curso no Virtual2, use seu usuário e senha já cadastrados.

Se tiver alguma dificuldade técnica ou não consiga acessar o curso após o prazo mínimo, entre em contato com o nosso suporte: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Lembrando que o prazo mínimo para disponibilização da sala virtual é de 72h úteis. Se, após esse prazo, você acessar o sistema e a sala não estiver disponível, entre em contato pelo e-mail informado.

Quais são as atividades do curso?

Ao longo do curso, o aluno deverá assistir às videoaulas, estudar todo o material didático disponibilizado na sala virtual, realizar a Avaliação On-line, a Autoavaliação e a Avaliação do curso e, obtendo a média necessária (60 pontos), deverá emitir o seu certificado.

Como emitir o certificado?

Ao atingir a média necessária (60 pontos), o link para emissão de certificado estará disponível ao final da sala do curso. O certificado possui todos os requisitos de validade.

E se eu não conseguir a média?

Caso o cursista não alcance a nota mínima para aprovação (60 pontos), deverá aguardar uma nova oferta do curso e efetuar nova inscrição para refazer todo o curso, uma vez que não haverá segunda oportunidade para realização da avaliação final.

Tem prazo para finalizar?

Sim. Caso opte por fazer algum curso, fique atento(a) ao prazo para finalização do curso descritos abaixo. A partir da inscrição, o curso estará liberado em até 72h. Se tiver alguma dificuldade técnica, o contato do nosso suporte é: suporte.uab.ifnmg@gmail.com.

 Prazos para conclusão dos cursos 
 Primeira Oferta 29/07 a 30/11/2020 

Caso não finalize o curso até a data informada, deverá realizar nova inscrição na próxima oferta.

 

 

 

Fim do conteúdo da página