GT1 e GT2: Currículo, Integração e Otimização: O Que Podemos Melhorar? (Cursos Técnicos Integrados)
DESCRIÇÕES PARA OS GRUPOS DE TRABALHO |
ESTRUTURA METODOLÓGICA |
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS |
GT1 e GT2: CURRÍCULO, INTEGRAÇÃO E OTIMIZAÇÃO: O QUE PODEMOS MELHORAR? (Cursos Técnicos Integrados)
1 – Revisar os PPC’s dos cursos Técnicos Integrados, numa perspectiva de integração e formação omnilateral, para otimização da carga horária. 2 – Projeto de Ensino que aborde a RECEPÇÃO DISCENTE para o primeiro período/ano dos cursos. 3 – Identificar as disciplinas com maior índice de retenção e traçar metas para redução do índice. 4 – Identificar e estimular a criação de Projetos Interdisciplinares e Integradores. 5 – Manter atualizadas as informações no sítio institucional (dados sobre os cursos, servidores, documentos e outros). |
Motivador: Prof. Júnio Jáber Coordenador: Prof. Leonardo Palhares Relator: Aneuzimira |
- Leitura do PPE para conhecimento antes do evento. - Palestra do Motivador (40 minutos); - Construção do Plano de Ação; - Elaboração da carta de Diamantina; - Explanação dos resultados. |
Motivador: Júnio Jáber
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/4421608389645866
Mestre em Saúde, Sociedade e Ambiente (SaSA), com foco na linha de pesquisa Educação Cultura e Saúde, do programa de mestrado profissional SaSA da UFVJM. Desenvolveu pesquisa sobre as relações entre Cultura e Saúde em uma Comunidade Indígena do Médio Jequitinhonha. Especialista em História do Brasil Contemporâneo pelo UNI-BH e Licenciado em História pelo Unicentro Newton Paiva. Tem 19 anos de experiência atuando em diversos segmentos da educação, a saber: no Ensino Fundamental e Médio, no Ensino Técnico e Tecnológico e nas Graduações (bacharelado, licenciatura e tecnólogos), bem como na Educação de Jovens e Adultos e em preparatórios para concurso público, pré-vestibulares e pré-enem. É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), iniciando as atividades no Campus Araçuaí no ano de 2010, região do Médio Jequitinhonha. Neste campus trabalhou como Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico na área de humanidades nos cursos Técnicos de Nível Médio nas modalidades Integrado, Concomitante /Subsequente e também na graduação. Também compôs as equipes responsáveis por elaborar os projetos pedagógicos dos cursos de Agroecologia, Administração, Informática, Agente Comunitário de Saúde e Tecnólogo em Gestão Ambiental. Além disso, foi Presidente da Comissão Permanente de Licitação e Coordenador de Compras Contratos e Convênios. Em outubro de 2011 foi removido para o Campus Pirapora, região do Alto Médio São Francisco, foi Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico na área de humanidades nos cursos Técnicos de Nível Médio na modalidade Integrado e também na graduação. Neste campus contribuiu, também, na gestão. Atuou entre setembro/2012 a novembro/2013 na Direção de Administração e Planejamento do Campus. Também compôs as equipes responsáveis por elaborar os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Edificações e Engenharia Civil com início em 2015 e 2016, respectivamente. Em 2014 foi Coordenador de Planejamento Institucional da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional da Reitoria do IFNMG, atuando no fortalecimento e consolidação de parcerias estratégicas entre o Instituto e instituições privadas ou públicas, bem como trabalhou a frente da expansão dos campi Teófilo Otoni, Janaúba, Diamantina e Porteirinha. Atuou até dezembro de 2014 como presidente das comissões de implantação do Centro de Referência de Corinto e do Campus Diamantina do IFNMG. Em dezembro de 2014 foi nomeado Diretor Geral do Campus Diamantina. Foi Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico na área de humanidades nos cursos Técnicos de Nível Médio na modalidade Concomitante /Subsequente. É o presidente da Portaria Interinstitucional n.º 001/2017 que visa integrar e fortalecer ações entre o IFNMG e UFVJM. Atua no cargo de Diretor Geral no presente momento. Em 2017 construiu com o coletivo do campus uma nova proposta de ensino médio integrado. E, atua também no ensino médio integrado na unidade curricular de humanidades.
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