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GT1 e GT2: Currículo, Integração e Otimização: O Que Podemos Melhorar? (Cursos Técnicos Integrados)

Última atualização em Sexta, 27 de Abril de 2018, 20h18

DESCRIÇÕES PARA OS GRUPOS DE TRABALHO

ESTRUTURA METODOLÓGICA

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

GT1 e GT2: CURRÍCULO, INTEGRAÇÃO E OTIMIZAÇÃO: O QUE PODEMOS MELHORAR?

(Cursos Técnicos Integrados)

 

1 – Revisar os PPC’s dos cursos Técnicos Integrados, numa perspectiva de integração e formação omnilateral, para otimização da carga horária.

2 – Projeto de Ensino que aborde a RECEPÇÃO DISCENTE para o primeiro período/ano dos cursos.

3 – Identificar as disciplinas com maior índice de retenção e traçar metas para redução do índice.

4 – Identificar e estimular a criação de Projetos Interdisciplinares e Integradores.

5 – Manter atualizadas as informações no sítio institucional (dados sobre os cursos, servidores, documentos e outros).

Motivador: Prof. Júnio Jáber

Coordenador: Prof. Leonardo Palhares

Relator: Aneuzimira

- Leitura do PPE para conhecimento antes do evento.

- Palestra do Motivador

(40 minutos);

- Construção do Plano de Ação;

- Elaboração da carta de Diamantina;

- Explanação dos resultados.

Motivador: Júnio Jáber

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/4421608389645866

Mestre em Saúde, Sociedade e Ambiente (SaSA), com foco na linha de pesquisa Educação Cultura e Saúde, do programa de mestrado profissional SaSA da UFVJM. Desenvolveu pesquisa sobre as relações entre Cultura e Saúde em uma Comunidade Indígena do Médio Jequitinhonha. Especialista em História do Brasil Contemporâneo pelo UNI-BH e Licenciado em História pelo Unicentro Newton Paiva. Tem 19 anos de experiência atuando em diversos segmentos da educação, a saber: no Ensino Fundamental e Médio, no Ensino Técnico e Tecnológico e nas Graduações (bacharelado, licenciatura e tecnólogos), bem como na Educação de Jovens e Adultos e em preparatórios para concurso público, pré-vestibulares e pré-enem. É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), iniciando as atividades no Campus Araçuaí no ano de 2010, região do Médio Jequitinhonha. Neste campus trabalhou como Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico na área de humanidades nos cursos Técnicos de Nível Médio nas modalidades Integrado, Concomitante /Subsequente e também na graduação. Também compôs as equipes responsáveis por elaborar os projetos pedagógicos dos cursos de Agroecologia, Administração, Informática, Agente Comunitário de Saúde e Tecnólogo em Gestão Ambiental. Além disso, foi Presidente da Comissão Permanente de Licitação e Coordenador de Compras Contratos e Convênios. Em outubro de 2011 foi removido para o Campus Pirapora, região do Alto Médio São Francisco, foi Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico na área de humanidades nos cursos Técnicos de Nível Médio na modalidade Integrado e também na graduação. Neste campus contribuiu, também, na gestão. Atuou entre setembro/2012 a novembro/2013 na Direção de Administração e Planejamento do Campus. Também compôs as equipes responsáveis por elaborar os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Edificações e Engenharia Civil com início em 2015 e 2016, respectivamente. Em 2014 foi Coordenador de Planejamento Institucional da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional da Reitoria do IFNMG, atuando no fortalecimento e consolidação de parcerias estratégicas entre o Instituto e instituições privadas ou públicas, bem como trabalhou a frente da expansão dos campi Teófilo Otoni, Janaúba, Diamantina e Porteirinha. Atuou até dezembro de 2014 como presidente das comissões de implantação do Centro de Referência de Corinto e do Campus Diamantina do IFNMG. Em dezembro de 2014 foi nomeado Diretor Geral do Campus Diamantina. Foi Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico na área de humanidades nos cursos Técnicos de Nível Médio na modalidade Concomitante /Subsequente. É o presidente da Portaria Interinstitucional n.º 001/2017 que visa integrar e fortalecer ações entre o IFNMG e UFVJM. Atua no cargo de Diretor Geral no presente momento. Em 2017 construiu com o coletivo do campus uma nova proposta de ensino médio integrado. E, atua também no ensino médio integrado na unidade curricular de humanidades.

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