GT6: Currículo, Integração e Otimização: O Que Podemos Melhorar? (Cursos Bacharelado)
DESCRIÇÕES PARA OS GRUPOS DE TRABALHO |
ESTRUTURA METODOLÓGICA |
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS |
GT6: CURRÍCULO, INTEGRAÇÃO E OTIMIZAÇÃO: O QUE PODEMOS MELHORAR? (Cursos Bacharelado) 1 – Revisar os PPC’s dos Cursos Bacharelado, numa perspectiva de integração e formação omnilateral, para otimização da carga horária. 2 – Projeto de Ensino que aborde a RECEPÇÃO RECEPÇÃO DISCENTE para o primeiro período/ano dos cursos. 3 – Identificar as disciplinas com maior índice de retenção e traçar metas para redução do índice. 4 – Identificar e estimular a criação de Projetos Interdisciplinares e Integradores. 5 – Manter atualizadas as informações no sítio institucional (dados sobre os cursos, servidores, documentos e outros). |
Motivador: Prof.ª Hellen Vivian Coordenador: Prof.º Adriano Antunes Relator: Profº Guilherme Mendes |
- Leitura do PPE para conhecimento antes do evento. - Palestra do Motivador; (40 minutos). - Construção do Plano de Ação; - Elaboração da carta de Diamantina; - Explanação dos resultados. |
Motivador: Hellen Vivian Moreira dos Anjos
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1683152287386798
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e é mestra em Educação com ênfase em Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade de Brasília - UnB.
Atuou de 2009 à 2014 no IFNMG - Campus Salinas como professora de Didática e Fundamentos da Educação nas Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, onde participou da elaboração dos primeiros projetos pedagógicos desses cursos. Atuou como Diretora do Departamento de Ensino neste campus, onde teve a oportunidade de repensar os projetos pedagógicos dos cursos de bacharelado, trazendo a discussão de integração também para esses cursos. Foi bolsista Capes durante quatro anos de um projeto inovador da UFMG em parceria com o IFNMG - Educação Técnica de Nível Médio da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Minas Gerais: organização dos IF's, políticas para o trabalho docente, permanência/evasão de estudantes e transição para o ensino superior e para o trabalho, onde foi uma das responsáveis no Norte de Minas por fazer todo o levantamento de dados de evasão no IFNMG, coordenando uma equipe de vários acadêmicos bolsistas. Foi membro da comissão responsável em fazer o primeiro diagnóstico sobre evasão e retenção no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas em 2013.
Atualmente é professora no Campus Avançado Janaúba e atua, principalmente, nas áreas de Formação Docente, Educação Profissional e Técnica, Ensino Médio Integrado, Filosofia e Sociologia.
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