Portal IFNMG - Atividades de Restauro com estudantes da UFS Ir direto para menu de acessibilidade.

Atividades de Restauro com estudantes da UFS

Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2023, 11h58 | Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2023, 11h58

Entre os dias 01 e 05 de maio, realizamos no campus IFNMG- Araçuaí Oficinas Práticas de Restauro na Fazenda Meio Pé da Serra, bem cultural que se encontra nas dependências do campus Araçuaí que está em fase de restauro. As oficinas foram executadas pela equipe coordenada pela arquiteta Deise Alves Eleutério, responsável Técnica pela execução da obra de restauro, em parceria com o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo – O Trapiche da Universidade Federal de Sergipe UFS, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, com apoio do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Araçuaí e da ASO Engenharia, empresa contratada para execução da obra de restauro do casarão.

A ação foi sintetizada em 04 dias de atividades práticas de restauros de alguns elementos, tais como intervenções em rebocos, esquadrias e alvenaria propriamente dita. Além disso, pensando na importância da interdisciplinaridade e da documentação, tanto das atividades, como dos processos históricos incorporados à edificação, foram também desenvolvidas atividades de cobertura audiovisual, feitas por estudantes da Universidade Federal de Sergipe, do curso de audiovisual. A intenção é produzir um documentário sobre a experiência dos estudantes e da comunidade nas atividades de restauro e também destacar a história do Casarão Fazendo Meio Pé da Serra. Foram realizadas filmagens e entrevistas com a equipe de Restauro, os estudantes do Coletivo Trapiche e também com a Dona Teresinha Miranda, doadora do Casarão e de todo terreno que abriga o IFNMG, campus Araçuaí. Tais atividades foram executadas por estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe e também por integrantes da comunidade local, como funcionários do setor de obras da prefeitura de Araçuaí e integrantes do Conselho de Proteção ao Patrimônio Cultural.

Foram desenvolvidas oficinas práticas tomando o conceito de processo formativo em canteiro de restauro aberto, o que proporcionou a capacitação teórica já realizada pelo escritório Modelo Trapiche, sobremaneira a formação de mão de obra feminina, e a capacitação sobre a prática da conservação, proporcionando uma compreensão técnica sobre o estado de conservação e as ações de restauro a serem empregadas, disseminando métodos de intervenção eficazes que garantem a conservação dos bens culturais.

Como complementação das atividades formativas para reconhecimento e valorização das práticas, vivências e observação dos patrimônios culturais da cidade, os estudantes realizaram visitas à Feira, ao Mercado Municipal e ao Museu de Araçuaí, bem como participaram de atividade cultural no espaço Flor&Cultura onde puderam conhecer obras de renomados artistas e artesãos locais, principalmente na arte da Cerâmica e assistiram a apresentação do Grupo de Batuque do Quilombo Urbano Arraial dos Crioulos.

Os dias ficaram pequenos para tamanha intensidade de atividades no Casarão Fazenda Meio Pé da Serra.  O campus Araçuaí agradece imensamente a todas e todos os envolvidos que não mediram esforços para realização desta importante ação, que além de proporcionar uma experiência de formação complementar aos estudantes da UFS, também contribuiu sobremaneira para capacitar e sensibilizar nossa região para as práticas de conservação e preservação, uma vez que aqui somos carentes em mão de obra especializada para práticas de conservação e restauração de bens culturais. Araçuaí e região tem uma grande demanda por ações efetivas para proteção e preservação de seu patrimônio cultural, esperamos que ações como essa proporcionem cada vez mais o envolvimento de gestores públicos e a comunidade em defesa de suas memórias e história.

WhatsApp Image 2023 06 05 at 17.21.26 2

WhatsApp Image 2023 06 05 at 17.21.28 1