Portal IFNMG - 2023 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Acontece 2023

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2023, 10h31 | Última atualização em Terça, 26 de Dezembro de 2023, 08h43

SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA

   O NAPNE Campus Araçuaí em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficência (CMPD), por meio da Prefeitura Municipal de Araçuaí informa que estão abertas as inscrições para à Palestra da Semana Nacional da Pessoa com Deficência Intelectual e Múltipla.

     INSCRIÇÃO: https://www.even3.com.br/palestra-conectar-e-somar-para-construir-inclusao-373132/

     Palestrante - Maria Cristina Silva dos Santos, Psicóloga, na próxima segunda-feira, dia 21 de agosto, no auditório II do Campus Araçuaí, mais informações confira abaixo 

 

 

WhatsApp Image 2023 08 11 at 16.23.37

 

NAPNE EM AÇÃO!

  O mês de junho foi agitado para o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e toda a comunidade escolar do IFNMG Campus Araçuaí!

  A equipe se desdobrou no planejamento e na realização de atividades planejadas a partir de demandas dos alunos e da necessidade de realizar ações que minimizem o estresse e a ansiedade imputada pelo ritmo da dinâmica dos estudos, atividades e avaliações. 

  Pensando nisso, foi disponibilizado em uma área externa, próxima à cantina, um equipamento de “slackline”, que é a prática de equilibrar-se em uma fita esticada entre dois pontos, o que requer foco, concentração e controle mental, aspectos que podem ajudar a acalmar a mente e reduzir a ansiedade.

  Essa atividade requer do praticante uma atenção plena ao equilibrar-se na fita, o que pode ajudar a desviar o foco das preocupações e pensamentos ansiosos. Ao concentrar-se no presente e no equilíbrio do corpo, é possível experimentar um estado de maior tranquilidade. 

  Segue abaixo algumas imagens de momentos de descontração dos estudantes:

                                  22

  Além disso, foram realizadas sessões de cinema no auditório do campus, que foi adaptado para garantir um ambiente acolhedor para todos, com distribuição gratuita de pipoca aos estudantes durante a exibição do filme "No Ritmo do Coração (2021)" - vencedor do Oscar 2022 de melhor filme. 

  Esse filme foi carinhosamente escolhido pela equipe considerando sua qualidade e adequação ao tema. A pipoca foi patrocinada pelos vereadores Danilo Borges, Roger Silva; pela loja Sapataria Armarinho; pela empresa Solar Tech - Energia Solar e Adã - Pneus e Baterias.

                                   

            

  No Ritmo do Coração se sobressai graças à multiplicidade de emoções e à capacidade de se colocar no lugar do outro, como diria a canção final: “Eu olhei as nuvens pelos dois lados / Por cima e por baixo, e mesmo assim / São ilusões de nuvens que eu lembro / Eu realmente não sei nada sobre nuvens”

  O roteiro se dedica à solidão de Ruby, às necessidades do pai e da mãe, ao sentimento de culpa da garota por ouvir, ao rancor do irmão mais velho por precisar dela. Ao final, é possível compreender as atitudes de cada um, num universo desprovido de vilões e mocinhos, de vítimas e agressores. O discurso ainda presta homenagem à integração de indivíduos com deficiência à sociedade, sem segregá-los. 

  Além disso, aposta na cooperativa de pescadores e na comunicação simultânea com voz e Libras representa a crença na convivência. Nos tempos em que vozes retrógradas do governo brasileiro defendem o segregacionismo “para não atrapalhar os outros”, a arte oferece uma resposta empática e complexa à ideologia do gueto.

  A partir da exibição foi feito um debate com alunos e professores quanto aos sentimentos ocasionados pelo filme. Houveram diversas participações, com relatos pessoais e sugestões sobre ações e apontamentos sobre os déficits encontrados no nosso sistema de educação, como, a ausência de uma educação em Libras, por exemplo.

                                 

  Foi incentivado um concurso de frases com o tema Inclusão, onde os alunos após o término do filme, tiveram um tempo para elaborar e preencher cartões com frases de sua autoria, dentre elas, as mais bem elaboradas, foram selecionadas pela equipe e premiadas. Os prêmios foram doados pela GRP Jóias e Presentes, empresa que prontamente apoiou essa ação de integração para os alunos.

  As frases premiadas foram:

  • Incluir é abraçar as diferenças, conviver com elas e aceitá-las por inteiro. (Júlia Antonelli Câmara Santos - 1º Ano Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio);
  • Um sorriso afeta a todos. (Ênio Ferreira Coelho - 3º Ano Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio);
  • Pessoas são como poemas, alguns sonetos, outras trovas ou haicais, mas todos poemas com histórias para contar, basta os ler e saber interpretar. (Hadriel da Silva Lopes - 2º Ano Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio);
  • Incluir é a forma mais bela de demonstrar amor. (Vitória Soares Vieira  2° Ano Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio);
  • Assim como a música, a inclusão precisa acontecer, para que todos os ritmos sejam ouvidos. (Mikaelly Medeiros - 3º Ano Técnico em Agrimensura Integrado ao Ensino Médio);
  • O respeito aos surdos é o eco silencioso da inclusão, onde as mãos se tornam vozes e a comunicação se torna uma sinfonia de igualdade. (Gabriel Silva Guedes -  3° Ano Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio);
  • Vamos colocar em prática a inclusão, não com palavras bonitas e sim com atitudes verdadeiras. (Jamilly dos Santos - 2º Ano Técnico em Agrimensura Integrado ao Ensino Médio);
  • Um mundo sem a inclusão do "diferente", é apenas um pedaço dele. (Flaiza Teixeira - 1° Ano Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio);
  • As diferentes cores do arco-íris, é o que o torna tão bonito, a aceitação das diferenças e a inclusão tem o poder de deixar o mundo mais belo. (Alice Teles - 1°Ano Técnico em Agrimensura Integrado ao Ensino Médio).

  Lembramos a todos que muitas outras foram elaboradas com carinho, dedicação e que estas fazem parte do nosso mural, que ficará disponibilizado durante todo o mês de julho. Assim sendo, parabéns a todos os participantes! 

                                

                                

  Essa premiação foi feita em parceria com a direção geral, que reservou uma manhã para ouvir os alunos com suas perspectivas sobre a necessidade de inclusão e adaptação do campus às possíveis demandas do NAPNE. 

  Durante as falas foram apresentados diversos questionamentos, a partir dessas ações, os quais serão discutidos pelo núcleo e, que dentro do possível serão pautados sempre junto à direção e demais responsáveis. E para isso, contamos com a participação de todos!

  Enfim, o mês de junho certamente proporcionou experiências inclusivas e emocionantes! E fica o sentimento de gratidão à equipe organizadora, aos alunos que participaram e à direção que tem sempre apoiado à causa inclusiva!

NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Campus Araçuaí)

> Coordenadora - Andréa Flores Oliveira; 

> Vice-coordenadora - Kênia dos Santos;

> Membros - Cláudia Rodrigues de Souza Rezende, Elisabeth Gomes Uchôas, Gleica Candido Santos, Gracia Lorena Silva Jorge, João Luiz Jacintho, Kênia dos Santos, Luanna Azevedo Cruz, Sheila Rodrigues de Oliveira;

> Profissional de Apoio Escolar - Tifanny Murta Gonçalves;

> Profissional de Atendimento Educacional Especializado - Manaara Ribeiro Paim, Santa Medina Morais Neta.

NAPNE

  

Fim do conteúdo da página