Portal IFNMG - Alunos do curso de Gestão em Saúde realizam visita técnica no Hospital São Vicente de Paulo Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2023, 13h26 | Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 16h29

Na manhã desta quinta-feira, 10 de agosto de 2023, estudantes do quinto e do primeiro período do curso de Tecnologia em Gestão em Saúde e os professores Andressa Miranda de Oliveira e Ismael Mendes dos Santos Júnior do IFNMG - Campus Araçuaí participaram de visita técnica ao Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), no município de Araçuaí-MG.

Inaugurada em 09 de agosto de 1939, a entidade sem fins lucrativos ou econômicos atende cerca de 80 pacientes por dia, durante suas 24 horas de funcionamento. Possui atualmente mais de 180 funcionários diretos e aproximadamente 3000 m2 de área construída.

Graças ao acesso a setores estratégicos do HSVP, o grupo teve oportunidade de conhecer de perto a realidade e a complexidade que é fazer a gestão logística de um hospital dessa magnitude. A visita guiada passou pelos seguintes espaços de trabalho:

- Setor de compras e almoxarifado;
- Farmácia hospitalar;
- Serviço de Arquivamento Médico e Estatístico – SAME;
- Assistência Social

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer como os medicamentos e demais suprimentos são comprados, recebidos, armazenados e distribuídos aos diversos setores. Os alunos também conheceram as instalações onde todos os prontuários são armazenados. Com isso, tiveram oportunidade de comparar a teoria aprendida em sala de aula nas disciplinas Gestão de Materiais e Logística (5º período) e Fundamentos de Administração (1º período), ministradas pela professora Andressa, com a prática e compreender os desafios envolvidos na gestão logística de um hospital.

Por fim, a instituição se mostrou aberta em receber outras turmas do IFNMG e também reforçou a importância dessa parceria entre a acadêmica e o mercado de trabalho, colocando os problemas do HSVP como possíveis temas para pesquisas, trabalhos de conclusão de curso, oportunidades de estágios e projetos de extensão.

foto visita hospital