Portal IFNMG - Portal da Capes Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Portal Capes

Publicado: Quinta, 21 de Maio de 2020, 09h29 | Última atualização em Quarta, 03 de Novembro de 2021, 10h13

A forma mais tradicional para explorar as ferramentas do Portal de Periódicos CAPES é diretamente no campus, com reconhecimento de IP. Entretanto, no período de pandemia, quando o distanciamento social se fez necessário, a procura pelo acesso remoto aumentou. Simultaneamente, cresceu também o volume de dúvidas sobre a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).

Provida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a CAFe permite que usuários utilizem login e senha institucionais para diversos serviços – entre eles, é possível acessar de forma remota o conteúdo assinado do Portal de Periódicos.

 

Como acessar o conteúdo do Portal de Periódicos pela CAFe?

O acesso remoto é feito na seção Acesso CAFe. O usuário deve usar a identificação pessoal concedida pela instituição para se autenticar. Utilize o caminho a seguir:

Acesse o https://www.periodicos.capes.gov.br

Clique no link ACESSO CAFE disponível no topo da página;

Uma lista de instituições participantes da comunidade aparecerá. Você deve selecionar IFNMG;

Ao clicar em “enviar”, você será direcionado para uma nova tela onde deverá incluir o nome de usuário e senha (os mesmo do CAJUI);

Faça o aceite do consentimento para liberação de informações;

Após ao aceite, você será redirecionado para a página inicial do Portal de Periódicos e poderá iniciar sua pesquisa.

 

O login no “Meu espaço” permite acesso ao conteúdo do Portal?

A identificação no Meu espaço não tem vínculo com a autenticação no Acesso CAFe. Dessa forma, realizar o login nessa área não possibilita o acesso remoto ao conteúdo disponível para sua instituição.

O cadastro no “Meu espaço” existe para oferecer serviços relacionados ao Portal de Periódicos, como: inscrição nos treinamentos on-line; acesso ao certificado de participação após os treinamentos; recebimento de informativos enviados aos usuários; registro de artigos e alertas de pesquisas realizadas no acervo; criação de lista de bases de dados favoritas. O guia do Portal de Periódicos abrange todas as particularidades dessa seção.

De toda forma, além dos conteúdos assinados, o Portal de Periódicos indexa bases de dados, revistas científicas e outros recursos de acesso aberto – que não dependem de reconhecimento de IP ou autenticação para consulta. 

Fim do conteúdo da página