Portal IFNMG - CEUA Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais

Publicado: Segunda, 23 de Janeiro de 2017, 11h04 | Última atualização em Terça, 06 de Fevereiro de 2024, 10h52

Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA - IFNMG)CEUA IFNMG

Por determinação da Lei 11.794 de 08/10/2008 e das Resoluções Normativas nº. 01 de 09/07/2010 e nº. 02 de 30/12/2010 do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), todas as instituições que utilizam animais para as atividades de ensino e pesquisa científica deverão constituir ou se vincular a uma CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animais). Uma vez constituída a CEUA, a instituição deverá se cadastrar no CIUCA (Cadastro das Instituições de Uso Científico Animal).

A CEUA- IFNMG é integrada por representantes das seguintes áreas acadêmicas: Medicina Veterinária, Zootecnia e Ciências Biológicas, e um representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária. É uma Comissão ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI), do Núcleo de Ética, e possui Regimento próprio.

Todos os Projetos de Pesquisa e Planos de Aulas Práticas envolvendo a utilização de animais (filo Chordata, subfilo Vertebrata), no âmbito do IFNMG, devem ser submetidos à análise pela CEUA, e só podem ser executados mediante sua prévia aprovação

novo"Em reunião da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA - IFNMG) no dia 08/11/2023, foi deliberado que, a partir dessa data, os projetos de ensino e Planos de Aulas Práticas previamente aprovados pelos membros não precisarão ser apresentados novamente, desde que mantenham a mesma ementa. Ficou estabelecido que terão direito à renovação mediante solicitação do professor(a) responsável, por meio de ofício, inserido no processo a qual o projeto foi submetido anteriormente." 

O IFNMG já constituiu a sua CEUA e o Presidente desta é o Prof. José Ricardo Martins da Silva (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). A servidora Rozaine Rosa Carvalho da Proppi (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) é a responsável pelo cadastro dos coordenadores e dos responsáveis técnicos dos biotérios no CIUCA.

  pdf Credenciamento Institucional para Atividades com Animais em Ensino ou Pesquisa Científica (CIAEP)

  pdf DOU - Credenciamento Institucional

 

Para mais informações, consulte:

pdf Fluxograma para solicitar parecer da CEUAnovo

 

Para acessar o formulário de cadastro de Projeto de pesquisa clique AQUI

Todos os formulários para solicitação de parecer estão disponíveis no SEI

doc.gif - 136 bytes Formulário para solicitação de autorização para uso de animais em ensino.

doc.gif - 136 bytes Modelo de termo de consentimento

pdf Regimento Interno da CEUA - IFNMG

doc.gif - 136 bytes Formulário para Solicitação de Parecer da CEUA PARA PESQUISA - IFNMG

 

Integrantes da Comissão de Ética no Uso de Animais do IFNMG:

pdf Portaria nº 406/202novo

 

Informações Complementares:

 


Fim do conteúdo da página