Portal IFNMG - Perguntas Frequentes Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

Publicado: Sexta, 30 de Março de 2012, 10h43 | Última atualização em Quinta, 13 de Outubro de 2022, 14h12

01. Em quais cidades estão situadas as unidades do IFNMG?

02. Quais os tipos de cursos que o IFNMG oferece?

03. Quais os cursos ofertados pelo IFNMG atualmente?

04. Os cursos do IFNMG são pagos?

05. Qual a diferença entre cursos técnicos nas modalidades integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio?

06. O IFNMG oferece cursos a distância?

07. Como é feita a seleção de alunos para os cursos do IFNMG?

08. O IFNMG oferta benefícios de assistência estudantil? E moradia estudantil?

09. O que é preciso para trabalhar no IFNMG?

10. No IFNMG, é possível conseguir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência com a utilização dos resultados de desempenho obtidos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA)?


01. Em quais cidades estão situadas as unidades do IFNMG?

As unidades de ensino presencial do IFNMG estão localizadas nas cidades mineiras de Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni. Cada uma delas recebe o nome de campus. Além disso, o IFNMG está presente em mais de 100 municípios, com polos de oferta de cursos a distância.

 

02. Quais os tipos de cursos que o IFNMG oferece?

O IFNMG oferece cursos técnicos de nível médio (nas modalidades integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio), presenciais e a distância, cursos técnicos PROEJA (educação de educação de jovens e adultos), FIC (formação inicial e continuada), cursos superiores (tecnologia, bacharelado e licenciatura) e pós-graduação.

 

03. Quais os cursos ofertados pelo IFNMG atualmente?

Conheça os cursos e as unidades onde são ofertados no endereço http://www.ifnmg.edu.br/cursos.

 

04. Os cursos do IFNMG são pagos?

Não. O IFNMG é uma instituição pública de ensino e seus cursos são totalmente gratuitos.

 

05. Qual a diferença entre cursos técnicos nas modalidades integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio?

O IFNMG oferta as três modalidades de cursos técnicos. Na modalidade integrado ao ensino médio, o aluno faz ao mesmo tempo, no IFNMG, o ensino médio e o curso técnico da área escolhida. A modalidade concomitante exige que o aluno esteja cursando a 2ª ou 3ª série do ensino médio, em outra instituição de ensino; paralelamente, ele faz o curso técnico no IFNMG. Para fazer um curso técnico na modalidade subsequente, é necessário que o aluno já tenha concluído o ensino médio.

 

06. O IFNMG oferece cursos a distância?

Sim. O Instituto oferece cursos técnicos, superiores, pós-graduação e formação inicial continuada (FIC) na modalidade de educação a distância. Os cursos funcionam da seguinte forma: os alunos fazem parte das atividades a distância e têm que comparecer ao polo escolhido para participar de encontros presenciais e fazer as avaliações. Confira oferta de cursos a distância em https://www.ifnmg.edu.br/cead.

 

07. Como é feita a seleção de alunos para os cursos do IFNMG?

O IFNMG mantém várias formas de seleção de alunos para seus cursos, sendo as principais:

Processo Seletivo de Cursos Técnicos: realizado pelo próprio IFNMG, seleciona candidatos aos cursos técnicos presenciais ofertados por todos os campi e aos cursos técnicos a distância ofertados pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD). Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio (para aqueles que já concluíram o ensino fundamental e pretendem cursar no IFNMG o ensino médio e o técnico simultaneamente), o Processo Seletivo é realizado apenas uma vez ao ano, para seleção de  alunos para o primeiro semestre letivo. Para cursos técnicos concomitantes (para quem cursa o 2º ou 3º ano do ensino médio em outra escola) e subsequentes (para quem já concluiu o ensino médio), o Processo Seletivo acontece semestralmente.

Processo Seletivo de Cursos Superiores: realizado pelo próprio IFNMG, seleciona candidatos para preencher parte das vagas dos cursos superiores presenciais ofertados pelos campi, à exceção do Campus Januária, em que a entrada é 100% pelo Sisu. O Processo Seletivo de Cursos Superiores é realizado apenas uma vez ao ano, para seleção de alunos para o primeiro semestre letivo.

Sistema de Seleção Unificada (Sisu): baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sisu é usado pelo IFNMG para preencher parcial ou integralmente vagas ofertadas em seus cursos superiores presenciais, em todos os campi. O Sisu tem duas edições anuais, para selecionar alunos para entrada no primeiro e no segundo semestres letivos de cada ano. O calendário e os procedimentos de inscrições no Sisu ficam a cargo do Ministério da Educação, responsável por sua realização.

Eventualmente, o IFNMG realiza, ainda, outros processos, como os destinados à seleção de alunos para cursos técnicos a distância ofertados pelos campi, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), cursos superiores a distância ofertados via Universidade Aberta do Brasil (UAB), pós-graduações (especializações e mestrados) e vagas remanescentes em cursos técnicos e superiores (reopção de curso e turno, transferência interna e externa, portador de diploma de nível superior). Essas seleções acontecem quando há abertura de vagas e são amplamente divulgadas pelo IFNMG neste portal eletrônico - especialmente na página principal de notícias e nas páginas dos campi – e nas redes sociais oficiais.

Para consultar os editais e demais informações sobre cada edição dos processos de seleção do IFNMG, acesse https://www.ifnmg.edu.br/estude-no-ifnmg.

 
08. O IFNMG oferta benefícios de assistência estudantil? E moradia estudantil?

Sim, os alunos do IFNMG, dos cursos técnicos de nível médio presenciais e de graduação, de todos os campus, podem concorrer semestralmente ou anualmente, dependendo da unidade, aos auxílios do Programa de Assistência Estudantil. A seleção é feita de acordo com critérios socioeconômicos. Os alunos oriundos de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo e meio podem concorrer aos auxílios, cujos valores variam para cada campus.

O IFNMG oferta:

- Programa de Assistência e Apoio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Social (PAFES): é um programa que existe na instituição desde 2010 e tem o objetivo de proporcionar as condições mínimas para um bom aprendizado a alunos regulares de todas os níveis de ensino. Por meio desse programa, os estudantes têm acesso a auxilio financeiro a ser utilizado para o pagamento de suas despesas, como alimentação, material escolar e transporte no percurso casa-escola-casa. O valor recebido varia conforme as condições financeiras apresentadas pelo estudante e sua família – são três tipos de auxílio: Permanência I, Permanência II e Permanência III.

- Programa de Segurança Alimentar do Estudante (PSAE): consiste no desenvolvimento de ações e serviços para implementação e fortalecimento da prática de Educação Alimentar e Nutricional com o intuito de promover a segurança alimentar para a comunidade discente, priorizando a oferta do auxílio “in natura”, isto é a oferta de refeições a baixo custo para todos os estudantes no âmbito do IFNMG.

- Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas: o atendimento às pessoas com necessidades específicas é um princípio estabelecido no Estatuto do IFNMG, art. 3º inciso V, o que requer uma atuação contínua e comprometida, para o exercício da inclusão para além do cumprimento de dispositivos legais, mas como um valor ético e humano. Tal atuação exige uma especialização por parte da Instituição em vários âmbitos: pessoal, de infraestrutura e atitudinal.

- Programas de Atendimentos Especializados: Programa de Atenção à Saúde, Programa de Acompanhamento Social e Programa de Apoio Psicológico. Referem-se à atuação dos profissionais da equipe multidisciplinar, assistente social, psicólogo e demais profissionais da saúde. Esses programas atuam sob a lógica da promoção da saúde e da prevenção de doenças e agravos por meio da assistência direta aos estudantes, com ações que respeitem a ética e os direitos humanos e priorizem a multidisciplinaridade. Incluem também o acompanhamento dos alunos e o  encaminhamento, quando necessário, aos demais programas da Assistência Estudantil do IFNMG, bem como a outras políticas públicas municipais, estaduais e federais.

- Programa de Moradia Estudantil: é destinado aos estudantes de cursos técnicos presenciais de nível médio integrado em situação de vulnerabilidade social, vindos da zona rural ou de outro município, diferente da sede do campus. A moradia estudantil está disponível nos campi Almenara, Arinos,  Januária e Salinas, em dois sistemas: 1) regime residencial, em que o aluno mora e faz todas as refeições no campus; 2) regime semirresidencial, em que o aluno tem acesso a duas refeições, café da manhã e almoço, e um espaço físico para realizar a higiene pessoal, retornando para sua residência ao final do dia letivo. No momento, o sistema residencial atende apenas alunos do gênero masculino; o sistema semirresidencial é ofertado para os gêneros masculino e feminino.
     A quantidade de vagas disponibilizadas é definida anualmente por cada campus, em função da disponibilidade orçamentária. Os editais de seleção de alunos que terão direito à moradia, geralmente, são publicados no final do ano letivo para atender os alunos que ingressam nas primeiras chamadas do processo seletivo e no início de cada ano para atender os alunos que entram nas últimas chamadas. Conforme dispõe o Regulamento de Moradia do IFNMG, são critérios básicos de seleção para a moradia estudantil: idade do estudante (para concorrer o estudante ingressante tem que ser menor de 18 anos); distância da residência em relação ao campus; renda familiar; modalidade; e outros critérios que o campus venha a definir.
     Os alunos selecionados para os cursos técnicos de nível médio da modalidade integrada no regime da Pedagogia de Alternância, independente de serem maiores de 18 anos, poderão ser beneficiários do serviço de moradia estudantil do IFNMG, cabendo ao campus definir de qual sistema esses discentes farão uso – sistema residencial ou semirresidencial –, conforme a disponibilidade do campus.

 

Para mais informações sobre os benefícios da assistência estudantil no IFNMG, acesse http://www.ifnmg.edu.br/assistencia-estudantil.
 

 09. O que é preciso para trabalhar no IFNMG?

O provimento dos cargos de docentes e técnico-administrativos é feito mediante realização de concursos públicos, inclusive nos casos de professores substitutos e temporários. As seleções de bolsistas para atuarem como tutores e professores de cursos na modalidade a distância também são feitas mediante processos seletivos públicos. Em todos os casos, as oportunidades são amplamente divulgadas pelo portal eletrônico http://www.ifnmg.edu.br e pelo Facebook (facebook.com/IFNMGoficial). 

 

10. No IFNMG, é possível conseguir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência com a utilização dos resultados de desempenho obtidos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA)?

Sim, o IFNMG emite certificação que utiliza os resultados do ENCCEJA às pessoas que não concluíram o Ensino Médio em idade apropriada, inclusive às pessoas privadas de liberdade ou em cumprimento de medidas socioeducativas. Para tanto, é necessário que o candidato indique qual Campus do IFNMG será a Unidade Certificadora, no ato da inscrição no ENCCEJA. Para mais informações sobre os requisitos exigidos e demais orientações, acesse https://www.ifnmg.edu.br/ensino-tecnico/encceja

 

Fim do conteúdo da página