Portal IFNMG - Câmpus Arinos promove o IV Seminário de Iniciação Científica do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Câmpus Arinos promove o IV Seminário de Iniciação Científica do IFNMG

Publicado: Sexta, 01 de Maio de 2015, 09h55 | Última atualização em Quinta, 25 de Junho de 2015, 11h20

DSC00248 2

O Câmpus Arinos, no Noroeste de Minas, promoveu nos dias (28), quarta (29) e quinta-feira (30) o IV Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG, evento realizado anualmente para demonstrar os trabalhos desenvolvidos por alunos e professores em todos os câmpus do IFNMG,  reforçar a importância da pesquisa científica e integrar pesquisadores de diversas instituições.

Oportunidade para divulgar o resultado dos trabalhos de iniciação científica desenvolvidos na instituição, com a participação de alunos da graduação e do ensino médio, o SIC 2015 apresentou mais de 150 trabalhos aprovados e contou com aproximadamente 1.700 pessoas envolvidas nos projetos, entre alunos, pesquisadores, orientadores, colaboradores e comunidade. Para o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFNMG, Prof. Rogério Murta, “uma das riquezas desse seminário é provocar um ambiente de discussão e interação entre alunos e professores que vivem a pesquisa em diferentes áreas. Por inicitativa do Câmpus Arinos houve a inserção da pauta da inovação e do empreendedorismo abrilhantando ainda mais o evento.

Além disso ocorreu concomitantemente o II Prospectar Pesquisa com a presença da Prof. Elza (FAPEMIG) consolidando-se no SIC como um espaço inovador e propicio para fortalecer a atuação na inovação e na pesquisa para a comunidade acadêmica”. Completando, o Diretor Geral do Câmpus Arinos, prof. Elias Rodrigues, enfatiza ser essa uma oportunidade de reunir em um só lugar aquilo que é produzido, além da construção de novas relações. “O Seminário é um espaço que oferece visibilidade às pesquisas feitas no IFNMG, revela o crescimento da instituição nos últimos anos e exerce um papel importante para que os alunos e comunidade compreendam o que é em verdade um INSTITUTO”, explica Elias.

SAM 8380

O SIC/2015 ainda ofereceu palestras, mini cursos e stands de diversas instituições como: COPASA, SEBRAE, EPAMIG, FAPEMIG, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, SICOOB Noroeste de Minas, COOPABASE, CAPUL, COOAPI, Prefeitura de Arinos, CONVALES, Agência Vale do Urucuia, Nativa Soluções, Sidersa, Engelmig, Sete System informatica dentre outras, além de premiar trabalhos de destaque em diversas áreas do conhecimento. Finalizando o evento no dia 30/04 houve o esperado DIA DE CAMPO contando com 09 tendas circulares entre os experimentos com participação de mais de 450 pessoas que segundo o Diretor Geral Prof. Elias Rodrigues, propiciou maior vivência pratica e convergência entre pesquisadores, avaliadores, produtores e estudantes gerando apropriação de novos conhecimentos

SAM 8374

SAM 8371