Portal IFNMG - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS Química/Física/Biologia Ir direto para menu de acessibilidade.
imagem sem descrição.

Projetos Cadastrados

• Título: Plantas medicinais como ferramenta didática no ensino de Botânica e Fisiologia Humana nos 2º anos técnicos integrados do IFNMG Campus Januária.

OBJETIVO GERAL: Contextualizar junto aos discentes conhecimentos sobre os aspectos botânicos, de cultivo e de uso fitoterápico das plantas medicinais sobre a saúde individual, familiar e coletiva, garantindo a manutenção e a propagação do conhecimento popular/tradicional, bem como assegurando a contextualização científica na formação individual e coletiva.

STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro      Relatório Final

• Título: Praticando Química

OBJETIVO GERAL: Utilizar a experimentação para melhorar o aprendizado teórico da disciplina de química ministrada no ensino médio.

STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro     logo-pdf Relatório Final

• “Setembro Amarelo: a vida é a melhor escolha”

Enfermagem

OBJETIVO GERAL: Conscientizar os discentes do IFNMG, campus Almenara, sobre a saúde mental e prevenção do suicídio.

STATUS: ( x ) EM EXECUÇÃO ( ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro

• Documentação fotográfica de invertebrados: observações diárias e a biologia

OBJETIVO: Estimular a observação da fauna de animais invertebrados que participam da rotina diária discente, proporcionando reforço dos conteúdos ministrados nas aulas de biologia.

STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final
  • FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA COMO ABORDAGEM DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE INCENTIVO À PESQUISA
    ( X ) Projeto de Ensino ( ) Projeto Integrador/Interdisciplinar

OBJETIVO GERAL: Realizar um evento que promova a interdisciplinaridade através do desenvolvimento de trabalhos científicos e tecnológicos, incentivando discentes e docentes dos cursos técnicos integrados do IFNMG campus Diamantina, a construírem o conhecimento de forma integrada, criativa e contextualizada.

STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final

• Monitoria Voluntária de Biologia
    ( X ) Projeto de Ensino ( ) Projeto Integrador/Interdisciplinar

OBJETIVO GERAL: Contribuir com a aprendizagem dos alunos com dificuldades na disciplina Biologia, através de atendimento individualizado extraclasse.

• Ecologia e Atualidades
    ( X ) Projeto de Ensino ( ) Projeto Integrador/Interdisciplinar

OBJETIVO GERAL: Estimular no aluno a aplicação da teoria (conceitos ecológicos) ensinada nos livros didáticos em situações da atualidade (desastres ambientais, surtos de doenças, por exemplo).

• Química Perto de Você

OBJETIVO GERAL: Criar um espaço auxiliar (físico e temporal) ao processo ensino-aprendizagem de Química, por meio da experimentação envolvendo fenômenos do cotidiano.

STATUS: (   ) EM EXECUÇÃO ( ) FINALIZADO ( X ) INTERROMPIDO  Plano de Trabalho/Cadastro - Projeto de Ensino

• Biologia em Rede

OBJETIVO GERAL: Disponibilizar, em espaços virtuais, materiais para leitura, discussão e reflexão de temas e conceitos relacionados à Biologia entre estudantes do Ensino Médio e demais interessados.

STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro - Projeto de Ensino  Relatório Final

• GINCANA DA FÍSICA
    Prof. Yuri Alisson Rodrigues de Oliveira

OBJETIVO GERAL: Criar uma integração, para com os alunos, do conteúdo da disciplina propedêutica Física com o curso técnico cursado por estes.

STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro - Projeto de Ensino

Relatório final

• ECOLOGIA E ATUALIDADES
    Ecologia
    Karla Nunes Oliveira

OBJETIVO GERAL: Estimular no aluno a aplicação da teoria (conceitos ecológicos) ensinada nos livros didáticos em situações da atualidade (desastres ambientais, surtos de doenças, por exemplo).

STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro - Projeto de Ensino
                                                                         Relatório final

• MONITORIA DE QUÍMICA PARA ALUNOS DOS CURSOS INTEGRADOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES, EM BIOTECNOLOGIA
    Janaínne Nunes Alves

OBJETIVO GERAL: Ofertar monitoria de Química para alunos regularmente matriculados nos cursos integrados, concomitantes e subsequentes do IFNMG, Campus Diamantina.

STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO (X) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final
  • MONITORIA VOLUNTÁRIA DE BIOLOGIA

Prof. Marcelo Marcos Magalhães/ Campus Arinos

OBJETIVO GERAL: Contribuir com a aprendizagem dos alunos com dificuldades na disciplina Biologia, através de atendimento individualizado extraclasse.

STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro - Projeto de Ensino

Relatório Final

• "MUSICAULIDADE"
    Prof. Marcelo Marcos Magalhães/Campus Arinos

OBJETIVO GERAL: Criar espaços para utilização da música como estratégia motivacional e de ensino-aprendizagem de conceitos biológicos.

STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final

registrado em: ,