Encontro do Ensino 2019
Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino
No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.
Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.
Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.
Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.
As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.
No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:
a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.
O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.
Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.
Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.
Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara
Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias
SOBRE O ENCONTRO
O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.
INFORMAÇÕES DE CONTATO
e-mail: encontrodoensino@gmail.com
Tel institucional 98408-4457 (Claro)
Grupos de Trabalho
GT 1 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS INTEGRADOS
GT 2 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – INTEGRADOS
GT 3 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – CONCOMITANTES/SUBSEQUENTES
GT 4 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – TECNOLOGIAS
GT 5 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – LICENCIATURAS
GT 6 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – BACHARELADOS
GT 8 - USO E APRIMORAMENTO DO PLANO DE AÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO IFNMG
GT 9 - OFICINA – AVALIAÇÃO DAS DEMANDAS EDUCACIONAIS PARA O IFNMG
Inscrição
Apoio ao Participante
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
O Curso Bacharelado em Engenharia Civil do IFNMG – Campus Pirapora tem como objetivo a formação generalista, onde os profissionais possam atuar nas grandes áreas da Engenharia Civil; Estruturas, Geotecnia, Construção Civil, Transportes e Meio Ambiente e fundamenta-se nas Concepções e Diretrizes dos Institutos Federais, cujo documento reconhece, dentre outros, o princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Estes três pilares estarão presentes no decorrer de toda prática educativa, alicerçando as propostas metodológicas para que o processo de construção dos conhecimentos dos acadêmicos esteja em sintonia com o perfil do egresso desejado.
A presente proposta pedagógica filia-se à concepção construtivista de aprendizagem, que se dá por meio da interação entre o indivíduo e objeto da aprendizagem, pressupõe o papel ativo daquele que aprende, enquanto construtor do seu próprio conhecimento.
Do exposto, atribui-se significado à contextualização das disciplinas, à articulação teoria e prática e à conjugação de atividades que envolvam pesquisa, ensino e extensão.
Perfil do egresso:
Com vistas a atender às condições dinâmicas do perfil profissional estabelecido, o currículo deverá permitir que o estudante desenvolva, durante sua formação, as seguintes competências e habilidades para o pleno exercício de suas atividades profissionais:
- Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia Civil;
- Projetar, conduzir experimentos e interpretar resultados;
- Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
- Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços em Engenharia Civil, considerando sua viabilidade econômica e seus impactos sociais e ambientais;
- Identificar, formular e resolver problemas da área;
- Desenvolver ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
- Supervisionar e avaliar a operação e manutenção de sistemas;
- Comunicar-se eficientemente nas formas escritas, oral e gráfica;
- Ter visão crítica de ordem de grandeza na solução e interpretação de resultados em engenharia;
- Compreender e aplicar a ética e as responsabilidades profissionais;
- Avaliar o impacto das atividades da Engenharia Civil no contexto social e ambiental;
- Avaliar a viabilidade econômica de projetos em Engenharia Civil;
- Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional;
- Atuar em equipes multidisciplinares,
- Ser capaz de utilizar conhecimentos prévios necessários aos diferentes ambientes de trabalho, revelando-se profissional crítico, apto às mudanças e aberto às inovações.
Informações sobre o curso:
- Nome do curso: Engenharia Civil
- Modalidade: (Presencial)
- Tipo: (Bacharelado)
- Habilitação: Engenheiro Civil
- Ano de implantação: 2016
- Ato de autorização: Resolução CS n° 06/2016, de 08 de abril de 2016
- Total de vagas ofertadas anualmente: 40
- Número de vagas ofertadas por turma: 40
- Formas de acesso: (Vestibular/SISU e outras formas legais)
- Número de vagas disponibilizadas: (100%Vestibular; 100%SISU; 50%Vet-50%SISU)
- Periodicidade de ingresso: (2º Semestre)
- Turno de funcionamento: (Diurno)
- Tempo para integralização do curso: Limite Mínimo (10 semestres/5 anos) e Limite Máximo (15 semestres/7,5 anos)
- Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: (Nota da avaliação in loco – SINAES; 3,7)
Coordenação de curso:
- Nome do Coordenador: Hélio de Moraes Filho
- Formação: Engenharia Civil
- Titulação: Mestre em Sociologia Politica pelo Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
- Portaria de Nomeação:
- E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Horários e local de atendimento:
- Terça-feira: 15:30 às 16:30
- Quarta-feira: 13:30 às 14:30
- Quinta-feira: 15:30 às 16:30
- Sexta-feira: 08:00 às 09:00
Documentos Importantes Docentes do curso (PDF/Tamanho: 104lkb)
Infraestrutura do curso (PDF/Tamanho: 78kb)
Portaria Nº 95 - Nomeia Núcleo Docente Estruturante (PDF/Tamanho: 116kb)
Regulamento do Estágio curricular supervisionado
Regulamento de atividades complementares
Regulamento do TCC e Iniciação Centífica (PDF/Tamanho: 283kb)
Calendário acadêmico
Horário 1º Semestre 2019 (PDF/Tamanho: 17kb)
Ingressantes a partir de 2023
Projeto Político Pedagógico 2023 (PDF/Tamanho: 128kb)
Resolução CEPE (PDF/Tamanho: 1,7MB)
Ingressantes a partir do 1º semestre de 2019
Projeto Político Pedagógico 2018 - Versão do documento 2 - Turma ingressante em 2019 (PDF/Tamanho: 4MB)
Matriz Curricular (PDF/Tamanho: 1Mb)
Quadro de Pré-requisitos e Equivalências (PDF/Tamanho: 2Mb)
Ingressados até 2º semestre de 2018
Projeto Político Pedagógico 2016 - Versão do documento 2 - Turma ingressante em 2018-2 (PDF/Tamanho: 4MB)
Projeto Político Pedagógico 2016 - Versão do documento 3 - Turma ingressante em 2017-2 (PDF/Tamanho: 3MB)
Projeto Político Pedagógico 2016 - Versão do documento 4 - Turma ingressante em 2016-2 (PDF/Tamanho: 3MB)
Matriz Curricular (PDF/Tamanho: 1Mb)
Quadro de pré-requisitos das disciplinas (PDF/Tamanho: 2Mb)
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