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Encontro do Ensino 2019

Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino

No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.

Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.

Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.

Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.

As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.

No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:

a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.

O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.

Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.

Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.

Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara

 

 

Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias

 

SOBRE O ENCONTRO

 

O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

e-mail: encontrodoensino@gmail.com

Tel institucional 98408-4457 (Claro)

 

Curso de Engenharia Elétrica

Publicado: Sexta, 09 de Novembro de 2012, 11h04 | Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2022, 08h49

Bacharelado em Engenharia Elétrica

O curso de Engenharia Elétrica do IFNMG – Campus Montes Claros tem como objetivo formar um profissional generalista com habilitação na área elétrica, sólida formação básica, ética e social, além de ser capaz de desenvolver o seu lado empreendedor e integrar os conhecimentos adquiridos. As competências obtidas ao longo do curso nas áreas de sistemas de energia, circuitos e medidas elétricas, eletrônica analógica e digital, conversão de energia elétrica, computação, controle e automação possibilitam maior diversidade na atuação deste profissional. Esta característica favorece a inserção deste engenheiro no mercado de trabalho e contribui com o desenvolvimento técnico-científico e social da região na qual ele está inserido.

-Nome do curso: Engenharia Elétrica
-Modalidade: Presencial
-Tipo: Bacharelado
-Habilitação: Engenheiro(a) Eletricista
-Ano de implantação: 2018
-Ato de autorização: Resolução CONSUP N° 062, de 14 de Dezembro De 2017.
-Total de vagas ofertadas anualmente: 40 vagas
-Número de vagas ofertadas por turma: 40 vagas
-Formas de acesso: Vestibular/SISU
-Número de vagas disponibilizadas: 50% Vestibular, 50% SISU
-Periodicidade de ingresso: anual
-Turno de funcionamento: Integral
-Tempo para integralização do curso: Mínimo – 5 anos; Máximo – 7,5 anos
-Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: Não avaliado até o momento

- Perfil do egresso 

Atendendo as diretrizes curriculares para a formação em engenharia e as necessidades do mercado de trabalho é fundamental que o engenheiro eletricista possua uma formação de cunho generalista. Além disso, deve ser capaz de adaptar-se às necessidades da sociedade e dos diversos setores, organismos e entidades pelos quais perpassam a formação e o exercício deste profissional. Assim, a estrutura curricular para o curso de Engenharia Elétrica foi construída de modo que o futuro egresso tenha o seguinte perfil:

  • Formação sólida nas disciplinas básicas, garantindo que o profissional, depois de formado, tenha facilidade de acompanhar a evolução tecnológica.
  • Conhecimento na área de informática, ministrada já no início do curso, para que possa ser utilizada como ferramenta em todas as disciplinas.
  • Formação humanística para que o futuro profissional venha a ter um bom desempenho no relacionamento humano no trabalho, tornando-se consciente de sua função social e ambiental.
  • Embasamento nos diversos conhecimentos que caracterizam o engenheiro nesta especialidade, proporcionado pelas disciplinas obrigatórias e também uma boa formação em algumas áreas de concentração, à sua escolha.
  • Visão global e interdisciplinar proporcionada pelo trabalho final de curso, no qual ele aplicará os conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas.
  • Visão real de sua vida profissional, proporcionada pelo estágio supervisionado obrigatório com o mínimo de 180 horas.
  • Competência no desempenho das aplicações práticas de sua vida profissional, resultante das aulas de laboratório desenvolvidas durante o curso.
  • Visão de excelência em todas as suas ações, resultante de um trabalho desenvolvido em todas as disciplinas do curso.
  • Capacidade de solucionar problemas, de ser criativo e inovador, nas atividades desenvolvidas em sala de aula com importante participação do professor;
  • Competência na comunicação oral e escrita, desenvolvida nas diversas disciplinas do curso.
  • Proatividade para buscar o aprofundamento de seus estudos de forma autônoma ou em cursos de pós-graduação, possibilitando seu desenvolvimento e crescimento profissional.

pdf Projeto Pedagógico do Curso – PPC 2018

pdf Projeto Pedagógico do Curso – PPC 2020

pdf Matriz Curricular do Curso

  

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