Portal IFNMG - IFNMG define implantação de cursos do Pronatec em Glaucilândia Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2013, 14h45 | Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2013, 14h51

A implantação, pelo IFNMG, de cursos do Bolsa Formação do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) em Glaucilândia (MG) foi tema de reunião realizada na Câmara Municipal daquele município no dia 6 de junho. Os coordenadores adjuntos do Programa na Reitoria, Rony Enderson de Oliveira, e no Campus Montes Claros, professor Geraldo Viegas Vargas, estiveram presentes para falar sobre a possibilidade de implantação desses cursos na cidade.

Inicialmente, foram apresentadas as possibilidades de oferta e qual seria a contrapartida do município. As propostas foram discutidas e ficou acertada a oferta de sete cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): operador de computador, costureira, agricultor familiar, pedreiro de alvenaria, auxiliar administrativo, auxiliar de saúde bucal e inglês básico. No total, serão cerca de 320 vagas para cursos com carga horária mínima de 200 horas.

Na oportunidade, o professor Geraldo Viegas falou sobre normas e procedimentos que devem ser seguidos pela prefeitura para implantação dos cursos. É necessário, por exemplo, que haja salas de aula e pessoal qualificado para ministrar os cursos e que seja assinado termo de colaboração entre o IFNMG e a prefeitura.

Segundo Rony Enderson, além de professores, serão contratados localmente supervisores de cursos, orientadores de alunos e pessoal de apoio administrativo. Se o cronograma for cumprido adequadamente por ambas as partes, a expectativa é de que as aulas iniciem em outubro deste ano.

Participaram do encontro em Glaucilândia o vice-prefeito, Geraldo Martins de Freitas, o secretário de Administração, Dimas Mesquita Maia, além de outros representantes da prefeitura, da Emater, do comércio local e da sociedade civil.

 

Fim do conteúdo da página