Portal IFNMG - Centenas de alunos comparecem ao Campus Januária para conhecer projetos, cursos e ações do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2015, 19h36 | Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2015, 11h16

DSC07001 2

Em continuidade à programação da Semana Integrada de Eventos, o Campus Januária recebeu ao longo desta quinta-feira (05/11) mais de 500 pessoas, entre alunos de escolas estaduais da região e comunidade em geral, que foram conhecer um pouco das práticas e conhecimentos do ensino, da pesquisa e da extensão do IFNMG.

O reitor do IFNMG, prof. José Ricardo Martins da Silva (em foto abaixo, ao centro), o pró-reitor de Extensão, prof. Paulo César Azevedo, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, prof. Alisson Castro e vários outros dirigentes da reitoria e de campi do IFNMG estiveram presente nas mostras e visitaram diversos estandes e projetos.

DSC07012 a2

IV Feira de Educação Profissional do Campus Januária

Na parte externa do ginásio foram montados estandes para os alunos demonstrarem práticas e produtos estudados e desenvolvidos nos cursos técnicos e superiores ofertados pelo Campus Januária. Através de maquetes, objetos, fotos, animais, plantas e frutas, os alunos explicaram aos presentes ações como reflorestamento, apicultura, reciclagem de sucatas de computadores, criação de abelhas para produção de mel, controle de pragas e reutilização de pneus.

A Feira contou também com degustação de queijos e iogurtes produzidos pelo setor de agropecuária do Campus e demonstrações práticas de castração de suínos, primeiros socorros, utilização de métodos contraceptivos, autoexame das mamas e funcionamento de máquinas agrícolas.

DSC07056 2 DSC07043 2

Daniel Costa Macedo, aluno do 9º ano da Escola Estadual Simão Viana da Cunha Pereira – uma das 15 escolas cujos alunos visitaram a Feira – não conhecia o Campus e ficou com ainda mais vontade de fazer um curso técnico integrado de informática. “O que mais gostei foram as coisas que eles fizeram com os materiais de informática”, disse Daniel, referindo-se ao projeto “Reciclar EC”, que a partir de sucatas de computadores criou produtos como aquário dentro de um monitor (foto abaixo), churrasqueira feita com um gabinete, porta-lápis com vários disquetes e bolsas decoradas com teclas.

DSC07052 2

I Mostra de Extensão do IFNMG

Também aconteceu nesta quinta-feira a I Mostra de Extensão do IFNMG, com a demonstração, através de pôsteres e apresentações, de projetos, práticas e resultados de extensão de vários campi do Instituto.

Gilcier Reis, aluno do 5º período de Administração do Campus Pirapora veio à Mostra para expor o trabalho do qual participou como bolsista, o “Reciclando com a COOPRARTE” (foto abaixo). Coordenado pela professora Juliara Lopes da Fonseca, o trabalho fez um diagnóstico da coleta seletiva formal de resíduos sólidos realizada pela Cooperativa Artesanal de Pirapora (COOPRARTE) e propôs sugestões para organização e melhoria do serviço e das ações desenvolvidas. “Adorei participar de um projeto que vai além do foco empresarial e pensa sobretudo no desenvolvimento social e sustentabilidade ambiental”, disse Gilcier.

gilcier

Um dos estandes demonstrou alguns dos produtos feitos por grupos da região de Januária que recebem assessoria técnica e formação no âmbito do projeto da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos da Economia Solidária (Incubatecs) (foto abaixo). A acadêmica do 8º período de Agronomia do Campus Januária e integrante do projeto, Edila Aparecida, ressaltou a importância da participação no evento para a divulgação e visibilidade dos produtos dos grupos das comunidades rurais que são acompanhados pela Incubadora.

DSC06987 2

IV Mostra do PIBID do Campus Januária

Dentro do ginásio do Campus Januária ocorreu também a IV Mostra do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do Campus Januária, na qual os alunos bolsistas dos cursos de Biologia, Física e Matemática demonstraram os recursos didáticos que confeccionaram e que utilizam nas escolas da região, como jogos educativos, funcionamento de corrente elétrica, observação de pequenos animais em microscópio e vários outros produtos, ações e brincadeiras.

DSC07068 2

Atualmente, o Campus Januária conta com 120 alunos bolsistas do PIBID, sendo 45 do curso de Biologia, 39 de Física e 36 de Matemática.

Confira mais fotos da Semana Integrada de Eventos no Facebook do IFNMG.