Portal IFNMG - Reitor do IFNMG participa de missão do Conif na Finlândia e em Portugal Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 30 de Setembro de 2015, 17h39 | Última atualização em Quarta, 30 de Setembro de 2015, 17h41

Reitor do IFNMG participa de missão do Conif na Finlândia e em Portugal

12027288 1021094497921906 8549037097323184486 o

O reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, a assessora de relações internacionais do IFNMG, professora Carla Silva e a diretora-geral do Campus Salinas, professora Maria Araci Magalhães estiveram entre os dias 21 e 25 de setembro na Europa junto com uma comitiva de reitores e representantes de várias instituições da Rede Federal para conhecer os sistemas educacionais da Finlândia e de Portugal, observar a relação das universidades com as empresas e prospectar parcerias na formação de estudantes e servidores brasileiros. A missão técnica foi organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Os componentes da comitiva visitaram empresas e instituições de ensino da Finlândia, conheceram o Instituto Politécnico do Porto e participaram de reuniões, workshops e mesas redondas sobre ensino, abordagens pedagógicas, empreendedorismo e projetos educacionais.

Para a realização da missão, o Conif contou com o apoio da Embaixada da Finlândia no Brasil, do Ministério da Educação da Finlândia, da Conferência de Reitores de Universidades de Ciências Aplicadas da Finlândia (Arene), da Associação Finlandesa de Desenvolvimento do Ensino Técnico e Profissional (AMKE), do Centro Internacional para Mobilidade da Finlândia (CIMO) e da Confederação da Indústria Finlandesa (EK).

Professores para o futuro – Em 2014 e 2015, ao total, 62 docentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica selecionados nas duas primeiras etapas do programa Professores para o futuro realizaram intercâmbio de capacitação naquele país do norte europeu. A iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estimula a estruturação de projetos de desenvolvimento socioeconômico por meio de intercâmbio de professores da rede em universidades da área de ciências aplicadas na Finlândia.

12031388 1021094757921880 2146953054441419355 o

Confira mais fotos no Facebook do IFNMG, clicando aqui.