Portal IFNMG - Na França, alunos e professores do IFNMG participam de evento de agroecologia e cooperação com liceu agrícola Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 13 de Outubro de 2015, 11h46 | Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2015, 11h16

Os alunos do IFNMG Jarbas, Ítalo e Ricardo

O professor Alberto Luiz Ferreira Berto e o estudante de Engenharia Agronômica Ítalo Matteus Camargos, do Campus Januária, e o aluno de Engenharia Agronômica do Campus Almenara Ricardo de Matos Silva desembarcam hoje, dia 13, na França como representantes do IFNMG.

Na região Norte do país europeu, eles conhecerão as atividades do Liceu Agrícola de Radinghem, primeira ação viabilizada pelo convênio de cooperação firmado recentemente pela instituição francesa e o IFNMG.

Ainda na mesma região da França, entre os dias 18 e 23 de outubro, os dois alunos e o professor participarão das atividades do Fórum Franco-brasileiro de Ciência e Sociedade que, em sua quinta edição, terá como tema a Agroecologia. A eles, irão juntar-se a assessora de Relações Internacionais do IFNMG, professora Carla Pereira Silva, e o estudante de Engenharia Agrícola e Ambiental do Campus Januária Jarbas Mendes Andrade, com embarque para a Europa previsto para o final desta semana.

Preparação

Durante o Fórum, o grupo do IFNMG, assim como de outros Institutos Federais brasileiros que participarão do evento, apresentarão atividades técnicas, na área de agroecologia, e atividades com foco no intercâmbio cultural entre Brasil e França.

Para auxiliar o grupo na proposição e preparação das atividades para o Fórum, o IFNMG recebeu, entre os meses de junho e setembro, os voluntários Louis Becue e Simon Dusautoir, patrocinados pelo governo francês. Eles ficaram hospedados no Campus Januária, unidade que conta com um setor de Agroecologia consolidado, com experiência e projetos na área.

Estágio

Encerradas as atividades do Fórum Franco-brasileiro de Ciência e Sociedade, parte do grupo de IFNMG retorna ao Brasil, mas Jarbas Andrade permanecerá na França por seis meses, como estagiário no Liceu Agrícola de Radinghem. Ele receberá bolsa, a ser paga pelo governo francês.

Tanto Jarbas quanto Ítalo foram selecionados para participar das atividades na França por meio de edital interno, no Câmpus Januária. Já a escolha do aluno Ricardo foi feita pelo grupo que trabalha com Agroecologia no Campus Almenara.