Portal IFNMG - Dia dos professores em grande estilo Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2015, 09h49 | Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2015, 11h16

Dia dos professores em grande estilo

Para comemorar o dia do professor, nada mais gratificante e significativo para uma institutição de ensino do que empossar novos docentes. Principalmente se forem 40 de uma só vez e se eles são ansiosamente aguardados nos diversos campi para dar continuidade aos projetos em andamento e contribuir com novas ideias e iniciativas. Pois foi exatamente o que aconteceu no IFNMG ontem, dia 15 de outubro, na posse coletiva do 5º Seminário de Integração de Novos Servidores, promovido pela Diretoria de Gestão de Pessoas e realizado no Câmpus Montes Claros.

O reitor José Ricardo Martins da Silva e sua equipe de gestão, na Reitoria e nos campi, deram as boas-vindas aos novos professores do Instituto. “Vocês, que estão chegando, estão sendo aguardados com muita ansiedade por cada um de nós, porque temos muito a fazer e a pensar esta Instituição”, disse o reitor durante o discurso de abertura do evento.

“Acreditamos muito no potencial que vocês têm a nos ofertar”, acrescentou ele, ao frisar que os professores que seriam empossados na sequência foram selecionados em um processo diferenciado dentro do IFNMG, “ímpar”, que contou com a participação de diversos servidores, da Reitoria e dos campi, que se empenharam em realizar uma seleção criteriosa.

De volta pra casa

Para David Rodrigues de Souza, que até há pouco era professor de Física da Universidade Federal do Espírito Santo,  o concurso realizado neste ano pelo IFNMG também foi diferenciado. Afinal, depois de se inscrever para todos os concursos possíveis para trabalhar na Instituição como docente, ele finalmente conseguiu a tão sonhada vaga que vai permitir seu retorno para casa. Ou, pelo menos, para bem perto dela: natural de São Francisco, David vai, agora, morar e trabalhar na vizinha Januária. A oportunidade que esperava para suprir várias expectativas de uma só vez: “voltar [para sua região], ficar perto da família e continuar atuando na área de formação”.

Enquanto uns voltam, muitos se preparam para desbravar outras regiões. É caso da professora de Enfermagem Daiane Prates Mendonça, que sai de Teófilo Otoni para trabalhar no Campus Almenara. O sentimento, segundo ela, é de conquista, e a expectativa, de realização profissional e aprendizado dentro da Instituição.

Integração e orientação

Satisfeito com os novos contatos que já começava a fazer, o professor David agradeceu pela oportunidade de integração com outros servidores por meio do evento de ontem. Mas, além de integração, o objetivo do evento era também de orientação para os novos servidores, principalmente sobre aspectos da vida funcional e carreira. Eles foram orientados, por exemplo, quanto ao RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências), aplicável à carreira dos docentes, possibilidade de adesão a planos de saúde conveniados e à Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp).

Estiveram presentes no evento: o pró-reitor de Administração, Edmilson Tadeu Cassani; o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Alisson Magalhães Castro; a pró-reitora de Ensino, Ana Alves Neta; o pró-reitor de Pequisa, Pós-Gradução e Inovação, Rogério Mendes Murta; o diretor de Pequisa, Pós-Gradução e Inovação, Charles Bernardo Buteri; o diretor de Extensão, Kleber Carvalho dos Santos; o diretor de Ensino, Roberto Marques Silva; o diretor de Gestão de Pessoas, Rafael Farias Gonçalves; o diretor do Centro de Referência de Educação a Distância e Projetos Especiais, Antônio Carlos Soares Martins; o diretor-geral do Campus Almenara, Joan Brálio Mendes Pereira Lima; o diretor-geral do Campus Arinos, Elias Rodrigues de Oliveira Filho; o diretor-geral do Campus Diamantina, Júnio Jáber; o diretor-geral do Campus Montes Claros, Nelson Licínio Campos de Oliveira; e o professor Irã Pinheiro Neiva, representando o diretor-geral do Campus Araçuaí.

Curso

A programação continuou à tarde, com a abertura do Curso de Recepção de Docentes do IFNMG, coordenado pela Pró-reitoria de Ensino, com o objetivo de preparar os servidores para o desenvolvimento eficiente das atividades iniciais em sua carreira como professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Além disso, a participação do servidor docente no curso, corresponde a um dos critérios da avaliação especial de desempenho do docente, para sua aprovação no Estágio Probatório, na forma da Lei nº 8.112/90 e do artigo 24 da Lei nº 12.772/2012.

Os recém-empossados têm o prazo máximo de 15 dias para entrar em exercício em suas unidades de lotação.

Confira outras fotos da posse em nossa página no Facebook.

Confira a relação dos professores empossados ontem, com respectivos campi e áreas de atuação:

- Alex Lara Martins – Campus Almenara - Filosofia
- Alisson Marques de Miranda – Campus Salinas – Física
- Camila Santanna Gomide – Campus Araçuaí – Administração
- Carlos Magno Moreira de Oliveira – Campus Arinos - Conservação da Natureza, Manejo Florestal, Gestão e Legislação Ambiental, Geoprocessamento
- Christiano Tittoneli Santana – Campus Almenara – Língua Inglesa
- Paulo Giovane Aparecido Lemos - Campus Araçuaí – Matemática
- Pedro Henrique Prado da Silva - Campus Almenara - Educação Física
- Rudney Carlos da Mata - Campus  Araçuaí - Matemática
- Sara Carolina Soares Guerra - Campus Salinas – Recursos Florestais e Engenharia Florestal
- Saulo Fernando dos Santos Vidal - Campus Campus Montes Claros – Engenharia Química
- Sileimar Maria Lélis - Campus  Araçuaí – Biologia