Portal IFNMG - Palestra, lançamento de revista, aniversário e apresentações artísticas marcam a abertura da Semana Integrada de Eventos do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2015, 18h35 | Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2015, 11h16

Palestra, lançamento de revista, aniversário e apresentações artísticas marcam a abertura da Semana Integrada de Eventos do IFNMG

DSC04752 2

Dando uma amostra da diversidade de eventos e ações que irão movimentar o Campus Januária até a próxima sexta-feira (06/11), a solenidade de abertura da Semana Integrada de Eventos do IFNMG contou com falas dos gestores do Instituto, homenagem aos 55 anos do Campus Januária, palestra com representante do Ministério da Educação, lançamento da Revista de Extensão "Contação" e apresentações culturais de alunos e servidores de campi do IFNMG.

Além dos gestores máximos do IFNMG, que estão em Januária para participar da 49ª Reunião do Colégio de Dirigentes, também participaram da solenidade de abertura alunos, servidores e professores de diversos campi e representantes de entidades de Januária e região. Desta quarta (04/11) até sexta-feira (06/11), haverá palestras, apresentações artísticas, minicursos, oficinas e mostra de projetos para demonstrar e debater ações e projetos relacionados sobretudo ao ensino e à extensão do IFNMG.

Durante a fala que declarou aberta a Semana Integrada, o reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva ressaltou a importância de o Instituto realizar ações como este evento e como as que serão demonstradas ao longo desses três dias. "Os servidores técnico-administrativos, os professores, os gestores, enfim, o IFNMG tem a obrigação de servir à comunidade com competência e amor, fazendo a diferença na nossa região e fazendo com que os nossos jovens nunca percam a oportunidade da esperança", ressaltou o reitor.

O diretor-geral do Campus Januária e anfitrião do evento, professor Cláudio Roberto Ferreira Mont'Alvão, aproveitou para convidar todos os presentes para comemorar os 55 anos do Campus Januária, que serão completados no dia 18 de dezembro. "Estamos juntos na constante busca da excelência e qualidade de nosso ensino, pois assim sendo estaremos com certeza contribuindo para que tenham uma formação com competência e estejam preparados para o mundo do trabalho", ressaltou o diretor.

DSC04746 2

Compuseram a mesa de abertura da Semana (da esquerda para a direita): Coordenadora do PIBID Campus Januária, prof. Iza Manuella Cotrim; Diretor de Extensão do Campus Januária, prof. Eduardo Nascimento; Diretor de Extensão do IFNMG, prof. Kléber Carvalho; Diretor-Geral do Campus Arinos, Elias Rodrigues Filho; Diretor-Geral do Campus Januária, prof. Cláudio Roberto Mont'Alvão; Reitor do IFNMG, prof. José Ricardo Martins da Silva; Pró-Reitor de Extensão do IFNMG, prof. Paulo César de Azevedo; Assessor Especial de Desenvolvimento de Extensão Tecnológica do Ministério da Educação, prof. Rafael Almada e Diretora de Ensino do Campus Januária, prof. Ivy Daniela Monteiro Matos.

Inovação

A primeira palestra da Semana Integrada foi realizada pelo Assessor Especial de Desenvolvimento de Extensão Tecnológica do Ministério da Educação, professor Rafael Almada, que também representou a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica na abertura.

Rafael falou sobre a extensão nos Institutos Federais, destacando e exemplificando práticas de alunos e servidores em vários locais do Brasil que geraram importantes modificações sociais, econômicas, culturas e tecnológicas em benefício das comunidades. E essas práticas são de extensão, mas também a partir de sala de aula, de pesquisas aplicadas, de envolvimento junto à sociedade. "Inovação é o que propõe a integração entre ensino, pesquisa e extensão. E para inovar não é preciso muita teorização e amplitude; todos podem inovar em suas práticas cotidianas, sobretudo a partir de questionamentos e de reflexões", ressaltou o palestrante.

DSC06529 2

Rafael Almada proferiu a palestra "A Extensão nos Institutos Federais"

Contação

Contar e ação. A junção dessas palavras, feita pelo escritor mineiro João Guimarães Rosa no conto "No Urubuquaquá, no pinhém", dá origem à palavra "contação", que é o título da Revista de Extensão do IFNMG lançada durante a abertura da Semana Integrada de Eventos.

O diretor de extensão do IFNMG, professor Kléber Carvalho, um dos grandes responsáveis pela idealização, organização e realização da revista, conduziu o lançamento oficial da revista, que contou com entrega de exemplares aos presentes, falas de servidores envolvidos na produção e exposição do conteúdo em forma de pôsteres. "A revista se realiza como resultado dos diversos diálogos dos nossos servidores com o mundo da vida", disse professor Kléber.

"Agradecemos a colaboração de todos aqueles que de uma forma ou de outra contribuíram com a elaboração dessa primeira revista da Extensão. Ela certamente contribuirá com a população de nossa região", ressaltou o pró-reitor de Extensão, professor Paulo César Pinheiro de Azevedo.

Em alguns dias, será disponibilizado um link para que todos possam acessar a revista pela internet.

DSC06592 2

Arte dos campi

Após o lançamento da revista, dois grupos culturais de diferentes campi do IFNMG abrilhantaram esse primeiro momento da Semana Integrada de Eventos.

O grupo musical Montes Claros, composto por alunos e servidores do Campus Montes Claros, tocou e cantou músicas regionais, nacionais e até internacionais, animando o público presente. O grupo faz parte de um projeto implementado por professores e pela extensão do Campus e é coordenado pelo professor Augusto Querino.

Posteriormente, o grupo teatral "Cores da Vida", formado por alunos do Campus Salinas, apresentou a peça "Enfim, Instituto Federal", que conta a história dos Institutos Federais e do IFNMG e apresenta danças e músicas tradicionais das cidades nas quais o IFNMG possui campi.

DSC06660 2

Evento continua

A manhã desta quarta-feira (04/11) contou ainda com a mesa redonda "Relevância e avanços do PIBID na esfera nacional e no IFNMG". Na parte da tarde, foram realizadas as palestras "Fossa Séptica Econômica como solução de saneamento básico rural" e "Formação de professores: entre o instituído e o instituinte".

À noite, será realizado o IFEST CULT, com apresentações culturais de grupos dos campi Almenara, Araçuaí, Januária e Montes Claros.

Integram a Semana Integrada os seguintes eventos: I Mostra de Extensão do IFNMG, IV Feira da Educação Profissional, III IFest Cult, VI Encontro Institucional do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e IV Mostra do Pibid-Campus Januária.

 

Confira mais fotos da abertura da Semana Integrada de Eventos na página do IFNMG no Facebook.

Fim do conteúdo da página