Portal IFNMG - IFNMG terá três atividades autogestionadas no II Fórum Mundial de EPT Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 03 de Maio de 2012, 01h35 | Última atualização em Quinta, 03 de Maio de 2012, 01h37

IFNMG terá três atividades autogestionadas no II Fórum Mundial de EPT

Espetáculo “Nosso Rio, Nossa Terra, Nossa Gente” será encenado por grupo teatral do Campus Salinas

As três atividades autogestionadas inscritas pelo IFNMG para o II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que acontecerá em Florianópolis, de 28 de maio a 1º de junho, foram aprovadas e estão na programação. São duas atividades técnico-científicas e uma peça teatral.

As atividades autogestionadas integrarão uma programação paralela à principal, de conferências e debates. Como o próprio nome sugere, essas atividades são de total responsabilidade das instituições proponentes. Apenas instituições componentes do Comitê Organizador do Fórum, como o IFNMG, puderam inscrever suas propostas.

Na categoria atividades técnico-científicas, foram inscritos e aprovados o relato “Construindo Liberdade”, do professor do Campus Almenara André Silva de Oliveira, e o seminário “Unidade Demonstrativa Agrícola no IFNMG-Campus Arinos: Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão", do professor Hilton Lopes Galvão.

O relato "Construindo Liberdade" tem como objetivo compartilhar informações e experiências sobre o projeto desenvolvido pelo IFNMG-Campus Almenara em parceria com o Presídio de Almenara, a Cáritas Brasileira e o Fundo Nacional de Solidariedade. O projeto atua na qualificação técnica de detentos por meio de cursos na área agrícola, com ênfase em atividades práticas, ministrados no Campus. Com isso, objetiva-se criar oportunidades de ressocialização dos detentos através da qualificação técnica e treinamento, a fim de melhorar suas condições de reinserção social e profissional quando forem libertos.

Já o seminário a ser apresentado pelo professor Hilton Galvão versará sobre a experiência da unidade demonstrativa implantada no IFNMG-Campus Arinos, em parceria com Embrapa/Milho-Sorgo e a Emater-MG, desde 2010. A iniciativa permitiu integrar pesquisa, ensino e extensão, sendo instrumento de aulas práticas, além de local para realizar dias de campo com produtores da região. Como fruto da pesquisa, ao testar diferentes tecnologias que melhor se adaptam à região, foram obtidos resultados apresentados e publicados no III Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável, em Viçosa (MG), em 2011.

Teatro

O espetáculo “Nosso Rio, Nossa Terra, Nossa Gente” será encenado no II Fórum Mundial de EPT pelo grupo teatral Cores da Vida, do IFNMG - Campus Salinas, que atua desde 1997. A peça faz um resgate da história e memória do Médio e Baixo Jequitinhonha, utilizando quadros em prosa, versos, cantigas de penitentes e lavadeiras, folia de reis, dentre outras canções do Vale. Com autoria e direção da professora Santina Aparecida Ferreira Mendas, a peça é encenada por 18 alunos do Campus Salinas e já foi apresentada em várias  cidades de Minas Gerais e também no Rio de Janeiro. Para acessar mais informações sobre o grupo Cores da Vida e assistir ao vídeo do espetáculo “Nosso Rio, Nossa Terra, Nossa Gente”, clique aqui.

Mais informações sobre o II Fórum Mundial de EPT: www.forumedutec.org.

 

Fim do conteúdo da página