Portal IFNMG - Equipe de Implantação do IFNMG Campus Quilombo Minas Novas avança na construção da parceria com o Grupo de Pesquisa Morar de Outras Maneiras – MOM da UFMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 14 de Junho de 2024, 16h28 | Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2024, 16h28

A videoconferência aconteceu nesta quinta-feira, 13 de junho, e teve a presença da reitora do IFNMG, Joaquina Nobre, do diretor-geral do Campus Araçuaí, Irã Pinheiro Neiva, e da Comissão de Infraestrutura do Campus Quilombo.

A pauta principal deste encontro foram as exigências burocráticas que o projeto requer e que precisam ser atendidas. Disso vem um enorme desafio: acelerar os procedimentos de contratação de obras estatais sem permitir que isso viole a autonomia dos povos e comunidades tradicionais na produção dos seus espaços de vida.

📣Em que pé que tá?

Os encontros com o MOM têm sido realizados periodicamente para discutir pontos importantes na elaboração de um projeto arquitetônico que se integre ao processo educativo do Campus Quilombo.
Para chegar na fase em que estamos hoje, no dia 31 de maio de 2024, o MOM visitou o Quilombo do Macuco e foi conhecer o terreno doado pela Prefeitura de Minas Novas para a implantação do campus. Em seguida, no mesmo dia, o projeto arquitetônico foi apresentado em uma reunião presencial, que aconteceu no Sobradão em Minas Novas.

Com o projeto em mãos, o objetivo neste momento é conduzir a primeira fase de implantação física do campus com o máximo de respeito ao modo de vida dos grupos tradicionais, valorizando seus saberes e considerando suas dinâmicas de interação com o espaço onde vivem.

Desta maneira, nosso desejo é realizar as próximas etapas da construção do Campus Quilombo em um “canteiro-escola”, onde teremos um ambiente adequado de ensino-aprendizagem.

📣Por que tudo isso é importante para o Campus Quilombo?

Pensar a construção de um espaço físico que esteja alinhado com o projeto político-pedagógica do Campus Quilombo, é parte fundamental para o sucesso de uma educação profissional que atenda adequadamente às comunidades quilombolas e demais povos tradicionais.

Por isso, desde o anúncio do Campus Quilombo Minas Novas, no dia 08 de fevereiro deste ano, pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, iniciamos imediatamente as mobilizações para o sucesso na construção de um espaço que traduza, acolha e potencialize a singularidade da proposta do Campus Quilombo.

Durante a busca por parcerias que pudessem assumir conosco este desafio, encontramos o MOM - Grupo de Pesquisa Morar de Outras Maneiras, da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (EA - UFMG), que acolheu prontamente a proposta.

Desde então, o MOM tem dado contribuição inestimável e já constitui parte fundamental do coletivo que sonha com a existência da pioneira proposta político-pedagógico do Campus Quilombo Minas Novas.

✨Que trem é esse de MOM?

Com 20 anos de existência, o principal objetivo do MOM tem sido compreender contradições sociais e espaciais, e investigar práticas de assessoria técnica que possam apoiar e ampliar a autonomia coletiva de grupos sócio-espaciais dissidentes ou marginalizados. Isso abrange teoria e história críticas, assim como educação popular e pesquisas empíricas e experimentais, com ênfase na criação de interfaces para a transformação social.

O MOM realizou pesquisas envolvendo grupos e espaços muito diversos, mas que têm em comum o fato de não se enquadrarem nos padrões formais, instituídos com e para a produção capitalista (do espaço e de tudo o mais): indígenas, ciganos, pessoas com sofrimento mental grave, idosos, crianças e mulheres, em favelas, palafitas, ocupações, aldeias, quilombos, assentamentos e outras periferias urbanas e rurais. (fonte: www.mom.arq.ufmg.br/mom/index.html )