Portal IFNMG - Unidade de Educação Profissional do IFNMG em Janaúba está a caminho Ir direto para menu de acessibilidade.

Unidade de Educação Profissional do IFNMG em Janaúba está a caminho

Publicado: Segunda, 13 de Maio de 2013, 14h51 | Última atualização em Segunda, 13 de Maio de 2013, 15h03

Projeto do prédio elaborado pelo IFNMG e prefeitura

Janaúba foi o município selecionado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC para receber a Unidade de Educação Profissional (UEP) do IFNMG, como parte da política de expansão dos institutos federais.

As UEPs são concebidas, pela Setec, como unidades especializadas na oferta de ensino técnico, cursos de formação profissional continuada e de educação a distância (EAD), devendo atender, prioritariamente, as ações que integram o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Possuirão uma estrutura mais enxuta em relação aos atuais campi dos institutos.

Para que a UEP de Janaúba deixe de ser apenas um projeto e seja efetivamente incluída no plano de expansão da Rede, estão sendo cumpridas as últimas exigências da Setec/MEC. Na última sexta-feira, dia 10, o IFNMG encaminhou à Secretaria a escritura do imóvel – doado pela prefeitura municipal –, o plano de reforma do prédio e o planejamento de funcionamento da unidade a partir do segundo semestre de 2013.

Oferta prevista

Na verdade, a presença do IFNMG em Janaúba já é uma realidade desde abril deste ano, quando passaram a ser ofertados, na cidade, os cursos técnicos em Agente Comunitário de Saúde, Hospedagem e Transações Imobiliárias, na modalidade EAD, pela Rede e-Tec Brasil/Pronatec.

Com a implantação da UEP, essa presença irá se intensificar. Para o segundo semestre deste ano, está prevista a oferta de sete cursos técnicos a distância, totalizando 220 vagas na sede e, ainda, 1.450 vagas para 11 municípios da microrregião de Janaúba. Para 2014, há previsão de atendimento de todos os 16 municípios da área da abrangência da UEP Janaúba pela Rede e-Tec Brasil/Pronatec.

Em relação aos cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) do Programa Bolsa Formação do Pronatec, foram articulados 34 cursos com 40 vagas, totalizando 1.360 vagas na sede, com previsão de início em outubro deste ano. Para 2014, há previsão de atendimento dos seguintes municípios da área da abrangência da UEP Janaúba pelo Bolsa Formação: Jaíba, Porteirinha, Monte Azul, Espinosa e Mato Verde.

Há, ainda, previsão de oferta de três cursos técnicos presenciais, totalizando 360 alunos, a partir do primeiro semestre de 2014. Os cursos ainda serão definidos tendo em visto o equilíbrio entre as necessidades decorrentes dos arranjos produtivos locais, sociais e culturais e a capacidade de atendimento da infraestrutura disponibilizada pelo município de Janaúba.

Articulação

“A unidade de Janaúba terá importância estratégica para o IFNMG, por isso, os esforços dispensados até aqui para que isso fosse consolidado valeram a pena”, comemora o reitor, professor José Ricardo Martins da Silva. “Asseguro que o trabalho será ainda maior diante de mais um desafio que nos será lançado, mas acredito na capacidade de todos nós e no espírito de luta de nossa valiosa equipe”, acrescenta.

Ao citar os “esforços dispensados”, o reitor refere-se a toda a caminhada da equipe do IFNMG e da prefeitura de Janaúba para chegar até o parecer favorável da Setec/MEC à implantação da UEP no município. A articulação teve início no final do ano passado, a partir de um encontro, em Montes Claros, entre o professor José Ricardo e o prefeito Yugi Yamada.

Prefeito entrega ao reitor documento que formaliza solicitação de unidade em Janaúba

Desde então, foram realizadas reuniões na Reitoria e na prefeitura de Janaúba com o objetivo de alinhar a proposta de implantação da UEP. Posteriormente, o município formalizou, por meio de ofício enviado à Reitoria, o interesse de atender os pré-requisitos para a implantação da UEP.

Com o intuito de embasar seu parecer favorável e subsidiar a decisão da Setec, o IFNMG, por meio da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, promoveu um estudo técnico para análise de variáveis econômicas, demográficas, socioambientais, culturais e geográficas do município de Janaúba e região. Conheça o documento.

Segundo o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, professor Alisson Magalhães Castro, o interesse do IFNMG é pelo atendimento aos anseios da microrregião de Janaúba em Educação Profissional e Tecnológica. “Entendemos que o Território da Cidadania Serra Geral precisa de uma unidade presencial do nosso Instituto”, conta.

O entendimento do IFNMG foi levado a Brasília pelo reitor José Ricardo Martins da Silva, que, em reunião com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marco Antonio de Oliveira, falou sobre a necessidade do IFNMG atender presencialmente a microrregião de Janaúba, devido à distância e à dificuldade de acesso dos campi do Instituto em relação a essa microrregião.

Dessa reunião, participaram, ainda, o pró-reitor de Administração do IFNMG, professor Edmilson Tadeu Cassani, e, pela Setec, o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de EPCT, Aléssio Trindade de Barros, e o coordenador geral de Planejamento e Gestão da Rede, Luciano de Oliveira Toledo.

Diamantina e Teófilo Otoni

Enquanto aguarda o aval da Setec sobre a definitiva inclusão da UEP de Janaúba no plano de expansão da Rede Federal de EPCT, o IFNMG se prepara para a implantação dos dois novos campi, nas cidades de Diamantina e Teófilo Otoni. O início das obras está previsto para este ano. Os dois campi devem entrar em funcionamento no final de 2014.

Confira fotos de outras etapas do processo:

Reunião em Janaúba para definição do imóvel a ser cedido para UEP

Representantes da prefeitura e do IFNMG durante análise de projeto para reforma do imóvel

Procurador Gilvan Carvalho, professor Edmilson e prefeito Yugi Yamada durante assinatura da escritura