Portal IFNMG - Reitor visita áreas para instalação do Câmpus Avançado Janaúba Ir direto para menu de acessibilidade.

Reitor visita áreas para instalação do Câmpus Avançado Janaúba

Publicado: Quarta, 18 de Março de 2015, 18h11 | Última atualização em Quinta, 19 de Março de 2015, 11h22

DSC09649 editado

Gestores e diretores auxiliam na escolha da área para ampliação da presença do IFNMG no município

O reitor do IFNMG, José Ricardo Martins da Silva, acompanhado de equipe de gestores do Instituto visitou na última sexta-feira (13/03) duas possíveis áreas para implementação do Câmpus Avançado Janaúba, no entorno da região urbana do município. O objetivo é recepcionar por meio de doação municipal a melhor área de 60 hectares, com distância de até 6 quilômetros do trevo urbano da cidade, com plenas condições para as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Instituto.

Na empreita de análise de campo, o reitor e equipe consideram tanto a possibilidade de vocação da educação tecnológica industrial quanto rural na futura unidade. “Um local seguro, com acesso por transporte público, à água, com solo de qualidade e de atendimento aos arranjos produtivos locais são fatores considerados para a escolha da área apontada pelos poderes públicos locais”, explica José Ricardo.

DSC09670 editado

Locais estudados

Na saída Sul de Janaúba, área próxima à rodovia Àpio Cardoso (BR-122), no sentido para a represa Bico da Pedra, a equipe visitou área próxima às instalações do Câmpus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Outro terreno visitado pelo grupo está localizada na saída Norte da cidade, próxima à rodovia MG-401, onde o terreno aparenta ter menos acidentes geográficos como morros. Outras opções devem ser visitadas em breve.

Além do diretor do Câmpus Avançado Janaúba, compuseram a equipe das visitas os diretores-gerais dos Câmpus Montes Claros, Diamantina e Pirapora; os pró-reitores Ana Neta, de Ensino; Rogério Murta, de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, e o diretor de Ensino do Instituto, Ricardo Cardozo.

Avanço institucional
O diretor do IFNMG do Câmpus Avançado Janaúba, Fernando Barreto, se reuniu no último sábado (14/03), em Janaúba, com o presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o deputado federal Saraiva Felipe. O parlamentar se comprometeu em apoiar no Congresso Nacional e no Ministério da Educação (MEC) a alteração do estado administrativo atual da unidade do Instituto, de Câmpus Avançado para Câmpus Janaúba, permitindo assim a oferta de ensino superior, além do ensino técnico e de pós-graduação. O deputado conversou ainda, por telefone, com o reitor do IFNMG, José Ricardo Martins da Silva, reafirmando o compromisso e se colocando à disposição do Instituto.

Participaram dessa reunião o superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Dimas Rodrigues, o vice-prefeito de Janaúba, Rodrigo Rodrigues e a secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Maria Marta Dias Guimarães.

Na oportunidade, Fernando Barreto visitou ainda o prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, que empreende esforços para a doação de terreno municipal de área de 60 hectares para ampliação do Câmpus Avançado Janaúba. Esta unidade seria complementar à sede do câmpus, que está sendo construída no centro da cidade.

Criado em 18/03/2015