Portal IFNMG - Notícias da Diretoria de Pesquisa Ir direto para menu de acessibilidade.

Notícias da Diretoria de Pesquisa

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 20h53 | Última atualização em Quinta, 22 de Dezembro de 2011, 10h57

CHAMADA 1

A DIRETORIA DE PESQUISA PREVÊ LANÇAMENTO DE EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC) PARA ESTUDANTES.

O PIBIC é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação e nível médio.

Os alunos interessados em participar do programa, desde já, deverão entrar em contato com os professores orientadores, conforme área de interesse, e preparar a documentação necessária para inscrição incluindo, currículo lattes atualizado e comprovado, comprovante de matrícula e histórico escolar.

Os professores interessados em participar do programa deverão elaborar o projeto de pesquisa, plano de trabalho do estudante, currículo lattes atualizado e comprovado.

A regulamentação específica para participação do processo serão apresentadas na ocasião da publicação do Edital que está prevista para o mês de janeiro de 2012.

Lembramos que os Professores e estudantes que apresentarem algum tipo de pendência com PIBIC nas edições anteriores não poderão concorrer no processo 2012. Neste sentido, fiquem atentos para a publicação dos resumos no Seminário de Iniciação Científica, bem como aos prazos para entrega dos relatórios finais e demais documentos previstos no programa.

CHAMADA 2

IFNMG PREVÊ INVESTIMENTO DE 500 MIL PARA ATIVIDADES DE PESQUISA NOS CAMPI EM 2012

A Diretoria de Pesquisa comemora a primeira ação que prevê investimento institucional específico para as atividades de pesquisa. Para 2012, além das quotas de bolsas recebidas pelas agências de fomento (FAPEMIG e CNPq), está prevista a descentralização do recurso institucional no valor de 500 mil reais aplicação em atividades de pesquisa no IFNMG, sendo distribuído linearmente o valor de R$ 71.428,57 por campus. Isto auxiliará na implementação de uma política de acesso para realização de atividades científicas, abrindo a possibilidade para o financiamento do custeio de pequenos projetos e outras ações de incentivo ao desenvolvimento científico no campus.