Portal IFNMG - No Canadá, professora do IFNMG participa de troca de experiências sobre pesquisa aplicada com colleges Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 18 de Fevereiro de 2014, 13h17 | Última atualização em Terça, 18 de Fevereiro de 2014, 13h17

A professora Tatiana Tozzi representa o IFNMG no grupo, que fica no Canadá até maio deste ano

A professora do IFNMG-Câmpus Januária Tatiana Tozzi Martins Souza Rodrigues integra o grupo de 43 pesquisadores de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que estão no Canadá com o objetivo de ampliar conhecimentos em gestão e organização de ações de pesquisa aplicada articulada com o setor produtivo. Durante três meses, eles desempenharão atividades em 19 colleges canadenses. O grupo embarcou no último sábado, dia 15, e retornará ao Brasil em 15 de maio.

Após uma reunião preliminar nesse domingo, 16, as atividades naquele país tiveram início na manhã de ontem, 17. Além de vivenciar projetos e processos voltados a atender a demanda de mercado nas áreas tecnológicas, os servidores da Rede ficarão em contato direto com pesquisadores e empresas de referência mundial em pesquisa aplicada.

Para o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Luiz Caldas, a mobilidade incrementa as ações da Rede e amplia as possibilidades de inovação. "Mais do que solidificar o processo de internacionalização da Rede, a aproximação a outros países incentiva a criatividade e a prática de ideias e soluções inovadoras. Ações dessa natureza, favoráveis à sociedade, estão presentes na essência dos institutos federais", disse.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marco Antonio de Oliveira, destaca que a política de inovação do governo federal prioriza a criação de novos processos e produtos visando o aumento da competitividade. "Temos aqui potencial e estamos valorizando nossos alunos e professores. Com o contato direto com o setor produtivo e laboratórios bem equipados teremos respostas para a sociedade", concluiu.

A ação é resultado de parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conif e a Associação dos Colleges Comunitários Canadenses (ACCC).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif

Grupo busca ampliar conhecimentos em gestão e organização de ações de pesquisa aplicada articulada com o setor produtivo (Foto: Rodrigo Fernandes)