Portal IFNMG - IFNMG-Câmpus Januária leva informação sobre o câncer do colo do útero Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG-Câmpus Januária leva informação sobre o câncer do colo do útero

Publicado: Terça, 04 de Novembro de 2014, 09h44 | Última atualização em Terça, 04 de Novembro de 2014, 09h46

PCCU-1

Foi realizado no IFNMG, pelo Enfermeiro José Aparecido Soares Lopes, um bate-papo sobre câncer de colo do útero com as cuidadoras da Instituição O Pequeno Davi. O evento faz parte do projeto de extensão Anjos da Guarda, coordenado pela Assistente Social do IFNMG Aline Caciquinho, e tem como objetivo levar conhecimento e conscientização às cuidadoras do Pequeno Davi a respeito do câncer do colo do útero. "É sempre oportuno falar de um assunto como câncer de colo do útero, um dos grandes problemas de saúde pública no Brasil." diz José Aparecido enfermeiro do IFNMG-Câmpus Januária.

PCCU-2

 

O Câncer do Colo do Útero é um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor. A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV - Papiloma Vírus Humano. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.

A melhor maneira de se prevenir é fazendo o exame preventivo (Papanicolaou). As lesões que precedem o câncer do colo do útero não têm sintomas, mas podem ser descobertas por meio do Papanicolaou. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%. Vacinar-se contra o HPV também é uma medida eficaz para a prevenção do câncer de colo uterino. As vacinas disponíveis são abivalente e a quadrivalente.

 

 

Fim do conteúdo da página