Portal IFNMG - Conclusão do projeto de extensão Agroecologia Vazanteira: (Re)construindo Saberes Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Conclusão do projeto de extensão Agroecologia Vazanteira: (Re)construindo Saberes

Publicado: Segunda, 15 de Dezembro de 2014, 09h47 | Última atualização em Segunda, 15 de Dezembro de 2014, 09h50

Foto principal

“... assim como o crú se transforma em cozido a culinária se transforma em cultura.” (Levi-Strauss)

Dentro desta perspectiva sociológica, ocorreu o encerramento do projeto de extensão: “Agroecologia vazanteira: (Re)construindo Saberes”.

1- encontro - Ilha do JenipapoEncontro - Ilha do Jenipapo

O projeto foi desenvolvido em várias etapas que perpassaram pelo cultivo da terra; plantio; colheita e por fim o preparo dos alimentos, entrelaçadas sob uma perspectiva agroecológica.

No último encontro, os vazanteiros da Ilha do Jenipapo, tiveram a oportunidade de conhecer a agroindústria do Câmpus Januária, que sob supervisão da professora Geralda Magela C. Nobre, realizaram algumas práticas de preparo de alimentos.

2- encontro - Lab. Solos CampusEncontro - Lab. Solos (IFNMG Câmpus Januária)

Dentre as atividades, aprenderam a fazer a chamada “banana chips”, que além de ser saudável revelou-se como uma alternativa de aproveitamento de alimentos na ilha do Jenipapo, como pode ser observado no depoimento de uma vazanteira participante do projeto:
“... agente vive, conforme o rio, a subida e descida das águas. Tem vez que ele vem e leva tudo, a roça de feijão, de milho, as bananeiras... mas agora não perco mais uma penca, quando eu ver que o rio vai levar eu vou pegar as ‘banana verde’ e aproveitar...”

3- encontro - Discentes conhecendo a comunidade Ilha do JenipapoEncontro - Discentes conhecendo a comunidade (Ilha do Jenipapo)

O projeto também possibilitou maior compreensão dos hábitos alimentares da comunidade e também de suas territorialidades que são construídas por meio do movimento pendular, por meio de uma articulação entre os lugares, nas “entre ilhas” do São Francisco, onde o rio é a estrada, a fonte de recursos, de alimentos e o deslocamento nas suas águas torna-se um elemento do modo de vida vazanteiro, o seu território é fruto dessa mobilidade, se construindo, também, conforme a expressão roseana: na travessia.

4- encontro - Agroindstria campusEncontro - Agroindústria (IFNMG Câmpus Januária)

O projeto foi idealizado e coordenado pelo Professor Sérgio Leandro S. Neves, mestre em Agroecologia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Contando também com os colaboradores do Projeto: Profa.Geralda Magela, Leonardo Passos (laboratório de solos), Prof. Vitor Hugo, Prof. Jomar Vasconcelos, Prof. Marli Fróes e pelos bolsistas Beluza Santos (discente Biologia) e Handray de Souza (discente Agropecuária) em parceria com a Comunidade Vazanteira da Ilha do Jenipapo.

Fim do conteúdo da página