Portal IFNMG - Viagem técnica leva acadêmicos ao parque Estadual do Rio Preto Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Viagem técnica leva acadêmicos ao parque Estadual do Rio Preto

Publicado: Sexta, 11 de Dezembro de 2015, 08h54 | Última atualização em Sexta, 11 de Dezembro de 2015, 08h56

ouro preto1

Nos dias 26 e 27 de Novembro, os alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola e Ambiental da disciplina de Legislação Ambiental, ministrada pela professora Soraia Frota, realizaram uma viagem técnica para visitação do Parque Estadual do Rio Preto, o qual faz parte do município de São Gonçalo. Na chegada ao local de destino, os acadêmicos foram recebidos e levados ao auditório para boas-vindas, momento em que receberam instruções das normas do parque. Em seguida, os estudantes realizaram uma trilha seguido de um guia, em direção a belíssima Cachoeira do Crioulo, que possui uma queda de 30m, local para banho e pequena praia com areia branca, considerado uma trilha com alto grau de dificuldade, com distância de 6,5 km do pouso.

O Parque Estadual do Rio Preto foi criado em 1º de Junho de 1994, possui uma área de 121,85km² e está situado à 369km de distância de Januária. Localiza-se na Serra do Espinhaço, na região do vale do Jequitinhonha, no município de São Gonçalo do Rio Preto. O Parque apresenta relevo acidentado repleto de rochas de quartzo que formam belíssimos painéis, cachoeiras, piscinas naturais, praias fluviais com areias brancas e é importante na proteção das nascentes da bacia do rio Jequitinhonha e de diversas espécies de fauna em situação de risco.

ouro preto3

Com predominância do clima tropical, a vegetação característica é o cerrado, com formações campestres, savânicas, que incluem árvores inclinadas, com ramificações irregulares e distorcidas e inúmeras espécies de vegetais existentes na área, com destaque para o monjolo, pau pereira, candeia, sucupira, pau d´óleo, peroba, ipê, araticum, carvalho e várias espécies de sempre-vivas.

Enquanto as porções a leste do parque contam com uma maior influência da Floresta Atlântica, as porções norte e sul apresentam faunas associadas aos biomas do cerrado e aos campos rupestres, respectivamente. Destaca-se a presença de animais endêmicos, como as aves beija flor de gravata vermelha, beija flor de gravata verde, o lenheiro da cerra do cipó e o rabo mole da serra. Entre os mamíferos, figuram o lobo guará, suçuarana, tatu canastra, tamanduá bandeira, veado e jaguatirica. Há ainda a coruja buraqueira, a Maria branca e o tico-tico do campo.

História para contar

A unidade de conservação reúne as terras das antigas fazendas Boleiras, Alecrim e Curral. Nessas fazendas eram exploradas atividades de pecuária de corte, extração de sempre-vivas, garimpo e coleta de frutos silvestres.

A história da unidade de conservação está ligada às lendas e mitos dessa antiga área de mineração. Na área, segundo relatos, se escondiam escravos fugidos que conheciam bem suas matas e serras.

O Parque Estadual do Rio Preto foi o primeiro a receber o marco de referência da Estrada Real, que vai de Parati (RJ) até Diamantina.


Infraestrutura

O Parque possui uma das mais completas infraestruturas em unidades de conservação de Minas Gerais que inclui portaria, estacionamento e restaurante. O Centro de Visitantes possui um auditório para 70 pessoas, duas salas de reunião para 30 pessoas cada e uma sala para exposições.

Os doze alojamentos podem abrigar até 52 pessoas e a área de camping comporta até 25 barracas e possui quiosques, churrasqueiras, lavatório de vasilhames, vestiários e fonte de água potável.

Texto e fotos /: Lud' Milla Melúcio Guedes - Eng. Agrícola e Ambiental - 6º Período

Fim do conteúdo da página