Portal IFNMG - Comunicado: medidas de economia de energia Ir direto para menu de acessibilidade.

Comunicado: medidas de economia de energia

Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2015, 15h00 | Última atualização em Sexta, 16 de Outubro de 2015, 15h06

Comunicado

As constantes quedas de energia elétrica ocorridas no Campus Januária não são decorrentes de problemas da rede elétrica, vez que toda ela foi refeita, mas da baixa carga de energia que o Campus recebe da CEMIG, tendo em vista o crescimento da demanda nos últimos anos. Para aumentá-la a empresa de energia precisa construir obras de infraestrura que permitam trazer a energia demandada até o Campus, exigindo um prazo considerável para a sua execução.

Os diálogos com a CEMIG indicam que a empresa está analisando uma forma de amparar o Campus de modo emergencial. No entanto, as freqüentes quedas têm trazido preocupações, sobretudo quanto ao cumprimento das atividades escolares.

Desse modo, informa-se a toda a comunidade escolar algumas medidas que serão adotadas a partir de segunda-feira, dia 19/10/15, a fim de evitar o alto consumo de energia elétrica no período vespertino, horário de maior demanda de energia elétrica, dado ainda agravado pelo intenso calor na nossa cidade:

1. Alguns setores farão horário corrido, das 07h às 13h, a saber:
           Departamento de Orçamento e Finanças;
           Coordenação de Gestão de Pessoas;
           Coordenadorias de Compras, Contratos e Convênios;
           Setor de Comunicação Social;
           Chefia de Gabinete;
           Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação;
           Auditoria Interna;
           Marcenaria.
       2. Os horários da irrigação do campo serão realocados, começando mais cedo, priorizando o turno da manhã;
       3. O auditório da Biblioteca não será utilizado no período da tarde, devendo as atividades previstas para aquele espaço serem agendadas para o matutino ou noturno;
       4. Os laboratórios de todas as áreas deverão ser usados impreterivelmente para as aulas e atividades práticas, de modo que não sejam acionados aparelhos de ar condicionado fora desta necessidade;
       5. A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (TI) irá manter uma equipe de plantão no período vespertino, alocada em apenas uma sala de trabalho no SET(próximo ao almoxarifado). Nos períodos matutino e noturno, a escala de trabalho permanece inalterada.

Objetiva-se, diminuindo a demanda nos horários de pico, que a rede de energia se estabilize, evitando as quedas, não prejudicando a realização das atividades letivas. No entanto, todos podem contribuir com a solução, fazendo o uso consciente da energia elétrica e educando os nossos alunos para esse fim.

Direção-Geral do IFNMG Campus Januária