Portal IFNMG - Acadêmico do IFNMG - Campus Januária publica artigo em um dos maiores Congressos de Informática do Brasil Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2015, 14h12 | Última atualização em Terça, 27 de Outubro de 2015, 14h12

csbc1

O acadêmico Dener Guedes Mendonça, formado em Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) em 2015 no Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Januária-MG, apresentou seu trabalho de conclusão de curso na XXXV edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). O artigo intitulado “O uso da tecnologia no auxílio à preservação do idioma indígena: o caso Xakriabá”, disputou com artigos enviados por todo o país, até ser aceito entre os 16 artigos selecionados para o evento na categoria do 4º DesafIE - Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação. O artigo trata do uso da tecnologia no auxílio ao processo de preservação do vocabulário indígena funcionando como recurso assistencial no ensino aprendizagem deste idioma. A pesquisa teve a orientação e incentivo dos professores, Joselice Ferreira Lima e Claudio Alexandre Gusmão, ambos do IFNMG – Campus Januária.

A XXXV edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2015) aconteceu no Recife, Pernambuco, de 20 a 23 de julho no Centro de Convenções do estado. O CSBC é o principal congresso nacional na área de Informática e tem como objetivo promover e incentivar a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissionais da computação. Sua programação contempla exposições de trabalhos científicos, palestras, cursos e debates sobre assuntos ligados ao setor e a influência da tecnologia na sociedade.

O DesafIE! é um evento da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da SBC que ocorre desde 2012 e focaliza principalmente em um dos Grandes Desafios científicos da computação apontados pela SBC para a década (2006-2016) que é o “Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento”. Nesta quarta edição o tema do evento foi: “Desafios da Informática na Educação: Experiências de Aprendizagem em 2025”. O DesafIE! 2015 visa promover a reflexão sobre temas com uma visão de futuro, mais especificamente sobre os desafios para os próximos 10 anos da educação.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do acadêmico Dener Guedes Mendonça, que deu origem ao Artigo publicado no CSBC 2015, também foi aprovado no IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação e X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (CBIE & LACLO 2015), que acontece em Maceió – Alagoas em 26 a 30 de Outubro de 2015. O TCC será publicado na categoria do CTD-IE (Concurso de TCC, Dissertações e Teses) que seleciona e premia tradicionalmente as melhores teses de doutorado, dissertações de mestrado e Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação da área de Informática na Educação, concluídas no período de 16 de Julho de 2014 a 31 de Junho de 2015.

O CBIE é um evento em nível internacional que estará em sua 4° Edição, congregando os primeiros eventos de Informática na Educação do Brasil (XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e o XXI Workshop de Informática na Escola).