Portal IFNMG - I SENAPNE promove reflexão sobre ações inclusivas na comunidade educacional Ir direto para menu de acessibilidade.

I SENAPNE promove reflexão sobre ações inclusivas na comunidade educacional

Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2019, 15h11 | Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 08h57

DSC04070.JPG

Durante os dias 26 a 29 de março, o IFNMG Campus Januária foi movimentado pela Primeira Semana de Experiências do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - I SENAPNE.

O evento contou com uma programação variada, incluindo Palestra para Refletir o Papel Inclusive do IFNMG; Roda de Conversa sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência Auditiva; Apresentação de Estratégias para o Ensino Inclusivo, com Foco no Atendimento do Estudante com Deficiência visual, Desfile de Modas Inclusivo e Relato sobre História de Vida, além de Visita à Casa Sensorial.

Como parte da programação, no dia 21/03, foi realizada uma   palestra sobre "flexibilização curricular, como fazer".  Na oportunidade, as convidadas:  Fátima Lisboa e Keila Neri, não apenas, explanaram questões teóricas e operacionais sobre assunto, como também, conseguiram sensibilizar os docentes e técnico-administrativos, presentes.

De forma paralela, neste mesmo dia, no anfiteatro, o NAPNE realizou um cinema comentado para os estudantes dos cursos técnicos e superiores. O filme, O Milagre de Anne Sullivan foi mediado pela professora Zildete Lopes de Souza. Importante ressaltar que essas atividades chamam a atenção para um assunto necessário e emergente: A aceitação e convivência com a diversidade humana, bem como a prática do ensino inclusivo.

O evento foi realizado pela atual coordenadora do NAPNE, Marlenice Guedes, com apoio da equipe integrante do setor, sendo bem recebido pela comunidade educacional, devido a organização e criatividade dos organizadores.

O NAPNE é constituído por um equipe multidisciplinar e tem como finalidade, promover a cultura da educação para a convivência e aceitação da diversidade, além de buscar a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais na instituição, com vista a promover a inclusão dos discentes e servidores com necessidades específicas.

DSC04071.JPG

Confira mais fotos aqui: