Portal IFNMG - Acadêmicos do curso de Agronomia apresentam artigos em evento internacional Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Acadêmicos do curso de Agronomia apresentam artigos em evento internacional

Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2019, 09h24 | Última atualização em Terça, 10 de Setembro de 2019, 09h50

Em maio desse ano foi publicado o artigo "PRAGAS E DANO EM MILHO ADUBADO COM REMINERALIZADOR DE SOLO", de autoria dos acadêmicos, Paula de Fátima Martins Rodrigues, Dayane Aparecida de Oliveira Araújo, Samuel Mendes Almeida, Pedro Guilherme Martins Rodrigues, Eliane Souza Gomes Brito, e da professora Tatiana Tozzi Martins Souza Rodrigues: A publicação foi na revista,Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, que pode ser conferida neste link aqui:

Recentemente o trabalho " Resistência de grãos de milho a Sitophilus zeamais produzidos em plantios sucessivos, acusados com organomineral e remineralizador", de autoria da acadêmica Paula Martins Rodrigues foi aprovado para apresentação no VI Simpósio Internacional de Entomologia, cujo evento que ocorrerá em Viçosa/MG, entre os dias 15 e 20/09/19. Os dois trabalhos demonstram a resistência do milho a pragas como a lagarta e o Gorgulho quando as plantas são adubadas com pó de rocha silicatada.

Os resultados obtidos até o momento apontam que o uso de pó de rocha, além de suprir a demanda de nutrientes do milho, permite à planta maior resistência a pragas, as quais são responsáveis pela perda de produção e qualidade dos produtos. Com esses resultados, é possível indicar para o produtor,um manejo integrado de pragas por meio da adição de pó de rocha, permitindo uma nova ferramenta adicionada ao pacote tecnológico de produção de milho.

Importante ressaltar que os acadêmicos fazem parte do Núcleo de Estudos em Fitopatologia e Agricultura Biológica - NEIFIT AgriBio, coordenado pela Profª. Drª Tatiana Rodrigues. O referido núcleo tem trabalhado com o uso de remineralizador de solo e organominerais na resistência de plantas a doenças e pragas, essa última abordagem em parceria com a Profª. Drª Eliane Brito.

Revista Verde

Fim do conteúdo da página