Portal IFNMG - Reitor José Ricardo e professora Joselice Lima são promovidos à classe de titular Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Reitor José Ricardo e professora Joselice Lima são promovidos à classe de titular

Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2019, 09h21 | Última atualização em Terça, 10 de Setembro de 2019, 09h35
Os professores José Ricardo, Rogério, Luiz Arnaldo, Joselice, Charles e Cândido na defesa dos memoriais descritivos
imagem sem descrição.

Os processos que visam à promoção do reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, e da professora do Campus Januária Joselice Ferreira Lima à classe de titular da carreira do magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico receberam pareceres favoráveis na última sexta-feira, 06/09. Os memoriais descritivos de ambos foram apreciados e aprovados por uma comissão integrada pelos professores da UFMG Cândido Alves da Costa, Luiz Arnaldo Fernandes e Rogério Marcos de Souza, além de Charles Bernardo Buteri, do IFNMG. A aprovação do memorial, de que constam as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante dos docentes, é uma das condições para alçar à classe de titular, que se configura como o topo da carreira acadêmica nos Institutos Federais

De aluno a reitor

O professor José Ricardo graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui duas pós-graduações lato sensu: em Produção de Suínos e Aves, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), e em Gestão Pública, pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). É mestre em Produção Animal e doutor em Ciência Animal, ambos pela UFLA.

Em seu segundo mandato como gestor máximo do IFNMG, José Ricardo tem uma longa história na Instituição. Começou em 1978, quando  ingressou como aluno interno do curso técnico em Agropecuária, na antiga Escola Agrotécnica Federal de Januária (hoje um dos campi do Instituto). Em 1994, voltou à Instituição, desta vez como servidor técnico-administrativo em Educação (TAE) de nível superior, para ocupar o cargo de médico veterinário. No ano de 1997, após cursar habilitação pedagógica, tornou-se professor de ensino de 1º e 2º graus.

Em 2009, foi nomeado diretor pro tempore do recém-criado Campus Montes Claros do IFNMG e, em 2012, tornou-se o primeiro reitor eleito do Instituto; o segundo mandato no cargo iniciou em 2016 e segue até outubro de 2020. Paralelamente, o professor José Ricardo atua como docente do Mestrado Profissional em Medicina Veterinária do IFNMG.

História no Campus Januária

A professora Joselice Lima é graduada em Tecnologia em Processamento de Dados, pela Universidade FUMEC; especialista em Educação Profissional, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG), e em Gestão de Informação Tecnológica, pela UFMG; mestre e doutora em Engenharia Elétrica, pela PUC-Minas e Universidade de Brasília (UnB), respectivamente.

No IFNMG, ela também começou sua trajetória na antiga escola que seria transformada no Campus Januária, onde ainda atua. Foi em 1996, como professora da área da Computação, no início dos cursos de nível médio de Informática. Atuou nas atividades de reformulação de cursos e participou do processo de verticalização da Instituição. Em 2006, atuou no curso de Tecnologia em Sistemas de Informação, que posteriormente foi reformulado e passou a Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Após um período de afastamento para cursar o doutorado, retornou à Instituição e buscou aplicar as experiências adquiridas no Campus Januária. Criou o grupo de Pesquisa em Informática, de caráter multidisciplinar, que busca incentivar a pesquisa na área. Ela coordena o Laboratório de Pesquisa em Informática, a comunidade de Desenvolvimento de Jogos Digitais Educacionais e Novas Tecnologias Aplicadas à Educação. A professora Joselice também criou o projeto bate-papo tecnológico, que busca aproximar os alunos da área da Informática (cursos nível médio e superior) do mercado de trabalho.

Fim do conteúdo da página