Portal IFNMG - Acadêmicos do Campus Januária participam do 6° Fórum Franco Brasileiro - Ciência e Sociedade Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 20 de Novembro de 2019, 14h53 | Última atualização em Quarta, 20 de Novembro de 2019, 17h10

Entre os dias 20 e 24 de outubro de 2019, acadêmicos do IFNMG, Campus Januária participaram do 6° Fórum Franco Brasileiro - Ciência e Sociedade, realizado no Campus Urutaí do IF Goiano.

fotoforum.png

Foto 1: Acadêmicos e Docentes do IFNMG no 6° Fórum Franco Brasileiro - Ciência e Sociedade

O Evento foi promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em parceria com o Ministério da Agricultura e Alimentação da França. Essa edição do evento abordou os eixos temáticos, ‘Alimentação e Saúde’, ‘Biodiversidade’ e ‘Mudanças Climáticas’, e teve por objetivo contribuir para a formação e enriquecimento da cultura científica do jovem, desmistificando a ciência e o trabalho do pesquisador.

Na oportunidade, renomados cientistas Brasileiros, Franceses, Franco-guianenses e Colombianos ministraram palestras, oficinas e participaram de mesas redondas, onde aprofundaram debates nos eixos temáticos abordados no evento, com a colaboração dos participantes.

fotoforum2.png

Foto 2: Comitiva do IFNMG, composta por estudantes e intercambistas franceses, para participação no 6° Fórum Franco Brasileiro- Ciência e Sociedade, realizado no Campus Urutaí do IFGoiano.

O IFNMG, parceiro do evento, enviou uma comitiva de 18 estudantes dos campi Almenara, Januária e Salinas, além de intercambistas franceses. O Campus Januária foi representado pelas estudantes Camila Marques Oliveira, Luivânia Thamires Leite Holanda (Agronomia), Dhenny Costa da Mota, Erica Aparecida Ramos da Mota (Engenharia Agrícola e Ambiental), Vanessa Oliveira Araújo e Laura Caroline Magalhães dos Santos (Biologia), acompanhadas, pelo Professor Antonio Fabio Silva Santos.

A exposição dos trabalhos científicos, no evento, se deu por meio da metodologia inovadora conhecida, como Tapiri do Conhecimento. Nessa modalidade, os trabalhos são apresentados, oralmente, e buscam relacionamento entre si, de tal forma que viabilizem a construção de um conhecimento holístico e colaborativo. As acadêmicas do campus Januária apresentaram o trabalho intitulado “Diagnóstico Hidroambiental do Riacho Cruz dos Araújos, na Bacia do Alto São Francisco”, que se enquadrou, ao mesmo tempo, nos eixos temáticos biodiversidade e mudanças climáticas.

forum3.png

Foto 3: Apresentação do trabalho científico “Diagnóstico Hidroambiental do Riacho Cruz dos Araújos, na Bacia do Alto São Francisco” na metodologia de Tapiri do Conhecimento, dentro do 6° Fórum Franco Brasileiro - Ciência e Sociedade.

O 6° Fórum Franco Brasileiro também permitiu a inscrição de apresentações culturais, vinculados aos trabalhos científicos apresentados. Nessa oportunidade, as acadêmicas fizeram a apresentação da peça teatral “O Renascimento de Rios”, que narra como a intervenção humana e as mudanças climáticas influenciaram na degradação dos riachos da microrregião de Januária. Além disso, as acadêmicas apresentaram, também, o documentário “Riacho da Cruz: A Atual Realidade”, como parte dos objetivos propostos no Projeto de Pesquisa “Diagnóstico Hidroambiental do Riacho Cruz dos Araújos”, cadastrado na Pró-reitoria de Pesquisa do IFNMG. O documentário pode ser assistido no Link: https://youtu.be/tWoRVFi2YQo.

forum4.png

Foto 4: Apresentação da peça teatral “O Renascimento de Rios” durante o 6° Fórum Franco Brasileiro - Ciência e Sociedade.

“Participar de um fórum internacional foi uma experiência única”, cita a acadêmica Luivânia Holanda. Ela viu no evento uma rica oportunidade de diálogo e observação dos problemas a nível social, ambiental e econômico. “Tivemos a oportunidade de mostrar o problema hídrico da nossa região para diversas partes do mundo.Foi importante aprender e compartilhar com eles o que pode ser feito para amenizar ou conviver com o problema”, disse a estudante. A acadêmica Dhenny Mota, cita a grande importância em se conhecer outras culturas, idiomas e povos. Ao participar do evento ela pôde vivenciar propostas que possibilitaram adquirir mais conhecimento como também compartilhá-los, além de conhecer um pouco mais de outras regiões do país, como o sul Goiano.

forum5.png

Foto 5: Acadêmicas do IFNMG Campus Januária, Vanessa Araújo, Laura Santos,Dhenny Mota e EricaMota, durante visita ao Parque estadual Serra de Caldas no município de Caldas Novas-GO, como parte das atividades do 6° Fórum Franco Brasileiro - Ciência e Sociedade.

O Professor Antonio Fabio cita que “Um evento desta magnitude enriquece a percepção crítica dos profissionais formados pelo IFNMG, despertando a capacidade de lidar com situações onde seu conhecimento é colocado a prova pela forma como interage com outros profissionais.” O professor continua dizendo que “Vivenciar uma experiência de um evento internacional proporciona além do ganho profissional, intercâmbio cultural e network para pesquisas futuras”. Ele considera que a participação do IFNMG no evento pode contribuir para estreitar as relações entre o IFNMG e o Ministério da Agricultura e Alimentação da França, e que estas relações podem gerar futuros intercâmbios de estudantes entre os países.