Portal IFNMG - Casarão histórico do Campus Araçuaí passa por obras de conservação e restauração Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Casarão histórico do Campus Araçuaí passa por obras de conservação e restauração

Publicado: Terça, 08 de Novembro de 2022, 13h21 | Última atualização em Terça, 08 de Novembro de 2022, 14h44

  Na primeira semana de novembro, o Campus Araçuaí deu um importante passo no que tange à preservação e ao resguardo de nossa memória local e institucional. Nesses últimos dias, foram iniciadas as obras de restauro da sede da Fazenda Histórica Meio Pé da Serra, situada nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Araçuaí.

  Na segunda-feira, dia 31/10 foram começadas oficialmente as obras no imóvel. A empresa Aso Engenharia, que venceu a licitação para o restauro, iniciou as obras de isolamento e limpeza da área. O arquiteto da reitoria Rodrigo Arlindo dos Santos Silva e a arquiteta da prefeitura Ana Cristina Lages estiveram presente nesse momento e irão acompanhar de perto todo o andamento do restauro.

  Na última sexta-feira, 04/11, a comissão, de servidores, responsável pelo restauro recebeu a Dona Terezinha Miranda no Campus para um café especial em comemoração ao início das obras na antiga sede da fazenda. Esse momento comemorativo contou com homenagens prestadas à Dona Terezinha, realizadas por estudantes, do Campus Araçuaí, nas palavras da professora de História, Tatiana da Costa Sena, “pelo exemplo de cidadã que ela representa à comunidade por viabilizar em nossa cidade a fundação de uma escola técnica que promove a formação e alimenta o sonho de inúmeros jovens da região em usufruir de um ensino público, gratuito e socialmente referenciado de qualidade”. A turma do 2º ano do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio, organizada pela Diretora de Ensino e professora de Literatura Lillian Gonçaves de Melo, declamou uma poesia de autoria da aluna Maria Isabella e entregaram um artesanato como forma de agradecimento por termos o IFNMG em Araçuaí. O artista e professor de Artes Ernani Calazans também presenteou com um bonito artesanato feito por ele à Dona Terezinha em agradecimento.

  Após às homenagens, Dona Terezinha em companhia da sua sobrinha Najla Miranda Neiva, dos estudantes e servidores fizeram uma caminhada até a obra de restauro do casarão. Foi mais um momento saudoso onde Dinha, como carinhosamente prefere ser chamada, Dona Terezinha compartilhou algumas memórias dos tempos vividos na Fazenda Meio Pé da Serra.

  A obra de restauração e conservação da sede da Fazenda Histórica Meio Pé da Serra terá duração de 8 meses, e após a sua conclusão o imóvel sediará o Centro de Referência da Memória e Cultura do Vale do Jequitinhonha, que se tornará mais um importante espaço cultural de preservação da história e memória local. As obras estão sendo executadas pela empresa Aso Engenharia.

Histórico da Família Miranda e da Fazenda Meio Pé da Serra

  A família paterna de Dona Terezinha Miranda, muito atuante na cidade, era influente, pois eram os únicos provedores de leite no município de Araçuaí, e foi assim que, conquistaram seus bens e terras. Dona Terezinha de 92 anos, nos contou que o seu pai era seleiro e sua mãe costureira. Quando chegou a época dela frequentar à escola, seus pais entraram em conflito em relação aos seus estudos. O pai não tinha pressa e a mãe queria que ela entrasse logo para um colégio. E então, sua mãe resolveu por conta própria se esforçar e pagar seus estudos no colégio da região, o Colégio Nazareth, que, antigamente, era destinado somente ao público feminino. Diante do esforço, a mãe sempre lhe ensinava que “as mulheres tem a obrigação de ter o dinheiro do desaforo”, ou seja, elas trabalhavam, tinham o próprio dinheiro e não tinham que pedir dinheiro para o marido.

  Isso mexeu muito com a Dona Terezinha que, depois de adulta, passou a incentivar os estudos de várias pessoas na cidade, principalmente para às moças que tinham poucas condições financeiras. Entretanto, ela queria ajudar mais, e então, em 2008 doou todo o terreno que recebeu de herança, para que, nele pudessem construir o Campus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), e assim, abriria a oportunidade para que mais mulheres pudessem estudar, sem depender de ninguém. O único pedido feito por ela, era de que cuidassem da casa, a sede da fazenda, que fica localizado bem no “Pé” do terreno. Contou que perto da fazenda havia um córrego chamado “Córrego do Mateus” e, nele tomavam banho e lavavam as roupas, era um córrego corrente.

  O nome “Fazenda Meio Pé da Serra” veio em razão das inúmeras fazendas separadas ao longo da serra, onde atualmente está instalado o IFNMG, denominada naquela época “Fazenda do Meio”, a outra parte da fazenda, já era Pé da Serra que vai até o final próximo à serra – por isso, colocou o nome de Fazenda Meio Pé da Serra para juntar as duas. A edificação, antigamente, pertencia a um senhor chamado Zaiter, que cuidava da casa e chegou a morar ali por um tempo, mas depois deixou-a vazia para que pudesse ser o pouso das tropas, os comerciantes que traziam mercadorias de todos os lugares e paravam nesses tipos de casas para descansar até o dia seguinte. No fundo da casa, havia uns quartos onde os tropeiros se hospedavam. Portanto, é um local que evoca importantes memórias, não somente afetivas da família de Dona Terezinha, mas também dos ofícios e atividades mercantis da região, que era considerado um importante entreposto comercial do médio Jequitinhonha.

  Histórico de doações ao IFNMG - Campus Araçuaí por Dona Terezinha:

- 2008 > a área é de 7,5211 hectares;
- 2017 > 40 hectares;
- 2017 > 53,5789 hectares.

  Comissão e parceiros trabalham pela conservação e restauro do Casarão 

  Os caminhos para concretizar a conservação e restauro do Casarão teve início há alguns anos e vem contando com muitas parcerias, dentre elas, a Prefeitura de Araçuaí, a Reitoria do IFNMG, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ouro Preto. Destacamos que, desde 2018 o Campus vem desenvolvendo várias ações com o intuito de preservar e restaurar esse importante bem cultural, quando foi instituída uma comissão presidida pela professora Tatiana da Costa Sena e composta pelo professor Ernani Calazans de Oliveira, o diretor-geral Irã Pinheiro Neiva, o diretor de Administração e Planejamento, Arthur Machado França de Almeida e membros do Departamento de Cultura, da prefeitura de Araçuaí, assessorados, principalmente, por Dostoiévski Americano do Brasil, pela arquiteta Ana Cristina Lages, pelo e tendo também a importante colaboração do arquiteto da Reitoria Rodrigo Arlindo dos Santos.

  Ao longo desses anos, foram implementadas algumas medidas preventivas, visando manter o Casarão em condições de restauração. No momento o prédio encontra-se bastante comprometido e torna-se urgente a sua salvaguarda, para que esse patrimônio cultural da cidade de Araçuaí não se perca. Em 2018, o imóvel foi inventariado pela equipe do Departamento de Cultura da Prefeitura de Araçuaí e atualmente encontra-se em processo de tombamento como patrimônio cultural municipal.

  Em 2019, foi realizado também um diagnóstico completo da situação do imóvel, através de um projeto de Extensão em parceria institucional entre o IFNMG Campus Araçuaí e o Laboratório de Restauro do IFMG – Campus Ouro Preto, atividades que foram orientadas pelo professor, arquiteto e restaurador Alexandre Ferreira Mascarenhas, que infelizmente, faleceu precocemente em meados deste ano. As ações e a generosidade deste parceiro em colaborar junto com seus bolsistas foram cruciais para o andamento e concretização do Projeto de Restauro que está em andamento.

  Mesmo durante a pandemia, a comissão permaneceu buscando alternativas e viabilizando recursos para execução do Projeto e das obras de Restauro. Em 2021, novamente através de parceria com o professor Alexandre Ferreira  Mascarenhas (IFMG – Campus Ouro Preto) conseguimos executar um projeto de urgência para escoamento do bem, obras que foram viabilizadas com recursos financeiros obtidos na gestão do diretor-geral Irã Pinheiro Neiva. A realizadora desse Projeto, A Fábrica Patrimônio (sediada em Montes Claros), é mais uma importante aliada na execução e curadoria dos projetos que agora são executados.

  O Campus Araçuaí contou ainda com a doação de verbas para o financiamento do Projeto de Restauro junto à empresa Bulbe Energia, responsável pela instalação de um parque de energia solar no Vale do Jequitinhonha. Em março de 2022, com o Projeto detalhado de restauro em mãos, a comissão tinha mais uma missão pela frente, a busca de financiamento da obra. Em setembro de 2022, após grande esforço dos membros da comissão, parceiros, gestão do Campus e a sensibilidade da reitora do IFNMG, Joaquina Aparecida Nobre da Silva, o Campus licitou a obra de execução do projeto.

Futuro do Casarão após Restauração

  Atualmente, vislumbra-se a restauração do imóvel para sediar o Centro de Referência da Memória e Cultura do Vale do Jequitinhonha, pois o Campus Araçuaí está inserido em uma região que possui um expressivo patrimônio cultural e, a produção de bens culturais poderia ser uma das veias de desenvolvimento econômico e social. No entanto, a região carece de instituições, tecnologias sociais e de iniciativas para potencializar o que já se tem como produção expressiva.

  A restauração deste bem cultural, certamente promoverá e fomentará a criação de um espaço para salvaguarda da memória local e também um espaço destinado a preservar, proteger a memória, a história e as artes populares. Esse espaço será dedicado à valorização cultural, histórica e educacional não somente do IFNMG Campus Araçuaí, mas também de toda região de abrangência do Médio Jequitinhonha, Nordeste de Minas Gerais.

 

* Valor estimado da obra: R$ 678.000,00 (seiscentos e setenta e oito mil reais).

  Confira alguns registros:

 

WhatsApp Image 2022 11 07 at 15.24.39

Diretor-Geral do IFNMG Campus Araçuaí, Irã Pinheiro Neiva, os arquitetos Ana Cristina Lages, Rodrigo Arlindo dos Santos Silva e o representante da empresa responsável pelo restauro do patrimônio.    

 

WhatsApp Image 2022 11 07 at 15.24.40

Arquitetos Ana Cristina Lages, Rodrigo Arlindo dos Santos Silva e colaboradores da Empresa contratada para restauro do Casarão.

 

WhatsApp Image 2022 11 07 at 15.44.53

 Artesanato entregue como homenagem à Dona Terezinha Miranda.

WhatsApp Image 2022 11 07 at 15.45.21

Momento de Declamação de Poesia.

 

 WhatsApp Image 2022 11 08 at 11.52.49

 Momento de fala do Diretor-Geral, Irã Pinheiro Neiva; da Diretora de Ensino, Lillian Gonçalves de Melo; Presidente da Comissão de Restauro, Tatiana da Costa Sena e do Diretor de Administração e Planejamento, Arthur Machado França de Almeida - servidores do IFNMG Campus Araçuaí. 

   

 v3

 Alunos, servidores e colaboradores com a Dona Terezinha Miranda. 

 

Fim do conteúdo da página