Portal IFNMG - Primeiros Trabalhos de Conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu na Área de Administração são defendidos no Campus Januária Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2019, 15h17 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 17h29

Na última quinta-feira, 12 de setembro de 2019, como parte das atividades do XII Simpósio de Administração (SIMAD), ocorreram as primeiras defesas dos Trabalhos de conclusão do Curso de Pós-graduação Lato sensu em Gestão de Micro, Pequenas e Médias Empresas. Os trabalhos foram apresentados no auditório da Biblioteca Saul Martins, para um público de aproximadamente 40 pessoas, dos quais continham estudantes do ensino médio, acadêmicos de diversos cursos, profissionais, além dos professores membros da banca. A maioria dos trabalhos apresentados abordaram temas sobre soluções inovadoras de negócios na região.

Sem título.png

O trabalho “Microcervejaria: um estudo de caso sobre as estratégias de marketing para posicionamento no mercado em uma cervejaria artesanal”, do acadêmico Phillipe Moreira, com orientação do Professor D.Sc. Roberto Comini, apresentou as soluções tomadas por uma empresária local para colocar em evidência o seu produto em um mercado dominado por grandes empresas. As estratégias de marketing tomadas pela empreendedora colocaram em destaque o seu produto no mercado local, e fez com que a mesma precisasse de expandir o seu negócio.

foto2.png

Já o acadêmico Alex Souza, sob orientação da Profa. M.Sc. Shirley Mirone, demonstrou as “Estratégias inovadoras para fidelizar clientes: estudo de caso numa loja de confecções infantil de Januária-MG”. O enfoque do pós-graduando foi o uso das mídias sociais como ferramenta para alavancar as vendas e fidelizar os clientes, cujo trabalho demonstrou que aumentaram as possibilidades do cliente em escolher o produto sem ao menos sair de casa, sem lhe tirar a possibilidade de visitar a loja física e ter um melhor contato com os produtos.

foto3.png

O  Trabalho apresentado pela pós-graduanda Dilian Evangelista dos Santos, sob orientação da professora Shirley Mirone, teve como questionamento a seguinte pergunta: “Seria a inovação uma estratégia competitiva das micro e pequenas empresas?” Nesta análise a estudante demonstrou que essa deve ser uma estratégia contínua para as micro e pequenas empresas, e que o resultado desta ação é o aumento nas vendas e consequentemente na lucratividade das empresas.

foto04.png

E para quem acaba de sair da graduação e busca o primeiro emprego houve a seguinte abordagem: “A contratação de mão de obra qualificada sem experiência profissional: considerações e desafios”. A pós-graduanda Dayanne Sant'Ana Silva, que foi orientada pelo Professor M.Sc. Francisco Farlei Lisboa, fez uma análise critica sobre esse assunto, demonstrando as vantagens e desvantagens de se contratar um profissional recém-formado, mas sem experiência.

foto 06.png

O Diretor do Departamento de Pós-graduação do IFNMG - Campus Januária, Professor Antônio Fábio Silva Santos, cita que esse momento é o ápice da formação dos pós-graduandos, onde os mesmos conseguem demonstrar o quanto evoluíram profissionalmente. “Essa turma foi um sucesso. O resultado dos trabalhos apresentados é reflexo da capacidade técnica dos nossos professores e do engajamento dos estudantes. O IFNMG faz a diferença na economia regional ofertando a sociedade uma educação gratuita e de qualidade”, diz o professor.

Previsão de novas turmas

O Coordenador do Curso, Professor Felipe Lisboa Guedes, sinaliza a abertura de nova turma para o primeiro semestre de 2020. O edital de seleção sai ainda em 2019 e para candidatar-se, o estudante deve ser graduado, preferencialmente, em Administração, Contabilidade, Direito, Economia, Gestão e demais cursos da área das ciências sociais aplicadas. O processo seletivo consiste na avaliação curricular e entrevista, e prevê a seleção de 25 estudantes. O curso com duração de 18 meses será ofertado de forma gratuita.

foto05.png