Portal IFNMG - Campus Teófilo Otoni Realiza Ações do Setembro Amarelo Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Teófilo Otoni Realiza Ações do Setembro Amarelo

Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 14h26 | Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 14h29

Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha que teve início, no Brasil, em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

Pensando nisso, neste ano de 2019, os servidores Larisse Colen de Oliveira – Assistente Social, Paula Pontes do Espírito Santo - Psicóloga, Fabiana Coelho Viana – Assistente em Administração, Leandro de Paula Liberato – Professor de Língua Portuguesa e Luís Cláudio Martins Sousa – Técnico Auxiliar em Enfermagem prepararam uma atividade de extensão que abordou o tema, no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais campus Teófilo Otoni. No dia 31 de setembro, a servidora Larisse palestrou pela manhã e noite sobre o tema “Suicídio: uma visão histórica” e no dia 01 de outubro, a servidora Paula palestrou pela manhã e noite sobre o tema: “Aspectos psicológicos na prevenção ao suicídio.”

Coordenados pelo professor Leandro, os alunos realizaram apresentações culturais que sensibilizaram para a importância da cultura e do lazer como fatores de proteção que contribuem para a qualidade de vida dos jovens.

No evento, estiveram ainda marcando presença, a turma do Ensino para Jovens e Adultos – EJA, da professora Cleonice, da Escola Estadual Teodolino Pereira, de Teófilo Otoni-MG, que abrilhantaram o momento com questões pertinentes à temática.

Cabe salientar que, neste ano, as ações do Núcleo de Assuntos Estudantis e Comunitários (NAEC) do campus, para o Setembro Amarelo, também foram realizadas com a população de Teófilo Otoni, por meio de parcerias com instituições privadas, públicas e filantrópicas da cidade e envolveram atividades como: passeio ciclístico, sarau cultural, acolhimento e rodas de conversa na Praça Tiradentes e momentos de educação continuada para os profissionais.