Portal IFNMG - Auditoria Interna Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Auditoria Interna

Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2017, 08h35 | Última atualização em Quarta, 06 de Julho de 2022, 14h38

Apresentação

A Auditoria Interna, segundo a IN SFC nº 03, de 09/06/2017, é uma atividade independente e objetiva, que presta serviços de avaliação e de consultoria. Tem como objetivo adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Ela auxilia a organização a alcançar seus objetivos, adotando uma abordagem sistemática e disciplinada para a avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gestão de riscos, de controle e de governança corporativa.

A Unidade de Auditoria Interna – AUDIN – é o órgão técnico de controle do IFNMG, estando vinculada ao Conselho Superior da Instituição, conforme determina o § 3° do art. 15 do Decreto 3591/2000. Deve, assim, auxiliar a instituição no âmbito da qual se insere no alcance dos seus objetivos, a partir da avaliação dos processos de controle, de gestão de riscos e de governança. Também presta apoio, dentro de suas especificidades, à Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas da União no exercício de sua missão institucional.

Significado da palavra “auditoria”

Deriva do vocábulo em latim "AUDIRE", cujo significado é "OUVIR", termo adotado posteriormente para representar aquele que emitiria opinião.

Missão: Prover de forma independente e objetiva, serviços de avaliação e consultoria com objetivo de agregar valor e melhorar os processos de gerenciamento de riscos, governança e controles do IFNMG.

Visão: Ser reconhecida como unidade de avaliação e assessoramento do IFNMG, por te efetivamente contribuído para melhoramento dos processos de governança, gerenciamento de riscos e de controles internos da instituição.

Valores: Ética, Integridade, Transparência, Imparcialidade, Proficiência e Zelo Profissional.

Responsabilidade: O Regimento Geral do IFNMG em seu art 54,diz:

Art. 54. A Auditoria Interna é o órgão de controle e instrumento gerencial responsável por fortalecer e assessorar a gestão, encarregado da avaliação periódica de desempenho das atividades estabelecidas pela administração, de forma a proporcionar ao Reitor e aos Diretores-Gerais dos campi, base segura para a tomada de decisões, bem como prestar apoio aos Órgãos do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal e ao Tribunal de Contas da União, respeitada a legislação pertinente.

Metodologia de trabalho:

Os trabalhos de Auditoria são realizados em conformidade com o planejamento global de auditoria (PAINT – Plano Anual de Atividades de Auditoria) elaborado pelos auditores do IFNMG, em consonância com a Instrução Normativa MT/CGU nº 09 de outubro de 2018. O PAINT é elaborado no exercício anterior ao de sua execução. Nele são estabelecidos as auditorias que serão realizadas, considerando o planejamento estratégico do IFNMG, as expectativas da alta administração e demais partes interessadas, os riscos que a instituição está exposta e os processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controle interno.

Já a IN SFC nº 03, de 09 de junho de 2017, que aprova o Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental, prevê a necessidade de um planejamento do trabalho individual de auditoria, de forma sistemática, disciplinada e baseada em risco. Para tanto, são realizados levantamentos preliminares para definição dos objetivos do trabalho, do escopo, das técnidas a serem aplicadas, das informações requeridas para os exames, do prazo de execução e da alocação de recursos ao trabalho. A qualidade do planejamento requer a alocação de tempo e recursos suficiente para sua elaboração.

Acesse: 

audin equipe
audin contatos
 
audin publicacoes
audin transparencia2
audin legislacao
 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página