Portal IFNMG - Projeto de extensão do IFNMG-Campus Arinos certifica CUIDADORAS INFANTIS do bairro Crispim Santana Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Projeto de extensão do IFNMG-Campus Arinos certifica CUIDADORAS INFANTIS do bairro Crispim Santana

Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2017, 07h41 | Última atualização em Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 14h37

Coordenado pela professora Elza Carneiro, o Projeto de Extensão “CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CUIDADORAS INFANTIS” certificou, no dia 17 de novembro de 2017, as 25 alunas que concluíram o curso de capacitação de 100 horas presenciais para mulheres do bairro Crispim Santana.

Segundo a professora Elza, o objetivo do projeto é contribuir para a mudança de uma realidade específica do município de Arinos: as reduzidas oportunidades de emprego formal e dignamente remunerado. Por isso, pensou-se numa inclusão ativa, que formasse mulheres trabalhadoras conscientes de seu valor e de seus direitos, como forma de influenciar para uma mudança no reconhecimento da mulher que trabalha com serviços domésticos ou no cuidado com crianças.

O Curso de capacitação para cuidadoras infantis se propôs a contribuir no atendimento a uma parte das demandas da comunidade arinense ao capacitar mulheres para trabalhar com crianças de 0 a 6 anos, respeitando o seu desenvolvimento global e suas necessidades particulares, por meio de um cuidado afetuoso, responsável e consciente.

Foram parceiros do projeto o Centro de Cultura Nathália, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, local onde as aulas aconteceram, e a Secretaria Municipal de Educação, que viabilizou os estágios das alunas em três creches municipais.

Para a cuidadora recém-certificada, July Lopes da Silva, ”Não foi uma conquista fácil! Estudar não é tão simples quando trabalhamos o dia inteiro, ou quando cuidamos de casa, filhos, família.(...) Mas descobrimos que é preciso aprender muito mais do que técnicas e conceitos. O conhecimento é algo maior(...). Ao final de tanto trabalho e tantas horas de estudo, descobrimos que o prazer de conhecer é contagiante! E por isso, que para muitas de nós, a aprendizagem não termina aqui! Buscaremos a continuidade dos estudos."

A coordenadora do projeto viu no projeto a oportunidade de tratar também sobre empoderamento e direitos das mulheres, o que foi viabilizado a partir da concepção de um currículo que integrou conhecimento técnico e conscientização sobre emancipação feminina. Ela também afirma que o curso permitiu que o Campus Arinos atendesse a uma demanda específica de formação de trabalhadoras e, ainda, propiciou visibilidade ao Centro de Cultura Nathália - CCN, organização parceira do Campus Arinos há vários anos.

O projeto contou com dois alunos bolsistas e um voluntário, todos acadêmicos do Bacharelado em Administração: Daniel Rodrigues Martins, Fábio Júnior Mendes e Weider Ramos Pereira e vários profissionais do campus Arinos abraçaram a ideia e assumiram disciplinas no curso como: Daiane Ribeiro, Danilo Divardin, Francisco Bezerra, Luana Botelho, Luciana Viana, Marcus Vinícius Escobar, Tadeu Arthur Vieira Martins e Warley Nascimento.

Clique aqui e veja as fotos.

 

Fim do conteúdo da página