Portal IFNMG - CAMPUS ARINOS REALIZA A X SEMANA DO MEIO AMBIENTE Ir direto para menu de acessibilidade.

CAMPUS ARINOS REALIZA A X SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Publicado: Segunda, 25 de Junho de 2018, 10h00 | Última atualização em Quinta, 28 de Junho de 2018, 12h06

Ocorreu, entre os dias 9 a 16 de junho de 2018, a X Semana do Meio Ambiente do IFNMG - Campus Arinos. Com participação consistente de servidores e alunos, e em consonância com a Campanha Mundial do Meio Ambiente, a Semana abordou o tema “Acabe com a poluição plástica”. Aliada a uma campanha para diminuir o desperdício, promovendo o reaproveitamento e a proteção ambiental, a Semana propôs reflexões sobre o consumo consciente e a necessidade de um olhar mais efetivo para o risco da poluição plástica.
Destaque para dois eventos movimentaram também as ruas do município de Arino: uma Passeata Ambiental e o VII Passeio ciclístico pelo Meio Ambiente, atividades promovidaem conjunto com o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Arinos/CODEMA, Prefeitura de Arinos, Escolas Estaduais, IEF-MG, ADESA, ARPA, EMATER, Colégio Pinóquio e o Projeto de Extensão Pedais do Sertão.
No dia 14 de Junho, a comissão organizadora promoveu uma palestra sobre Aspectos e Usos das Veredas, proferida pelo engenheiro agrônomo Fernando Flávio Bernardes. Foram apresentadas também oportunidades do mercado de trabalho na área ambiental, focando em como egressos do Campus Arinos estão inseridos no mercado de trabalho atualmente. Nesse sentido foi proferida uma palestra sobre Licenciamento Ambiental pelo Técnico em Meio Ambiente, sócio fundador da Empresa de Consultoria Ambiental PLANTA NATIVA, Paulo Henrique Soares.
Um grupo formado por um egresso do curso Técnico em Informática e por estudantes do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Campus Arinos, o GRUPO INGERTE, apresentaram um Projeto de Sistema de inteligência artificial para agricultura de precisão. Foi apresentado, pela Gerente da Cooperativa COPABASE – Dionete  Figueiredo, um Projeto Financiado por Agência de Fomento Internacional, o projeto “Práticas sustentáveis como promotoras de Conservação da biodiversidade- CEPF Cerrado”.
No período noturno, ocorreu uma palestra proferida pelo Fundador da Startup Guedher, Vinícius Guedes, sobre “Inovação, sustentabilidade e empreendedorismo: o jovem no cenário atual”. Posteriormente, a administradora do Campus Arinos, Carla Mendonça, proferiu uma palestra sobre Gestão e Contabilidade ambiental.
A culminância da X Semana do Meio Ambiente ocorreu no sábado letivo do dia 16/06/18, momento em que diversas atividades foram promovidas na Praça do Coreto, como o tradicional passeio ciclístico, finais dos campeonatos de futebol de salão dos cursos de Agronomia e Tecnologia em Produção de Grãos, sorteio de brindes, divulgação dos ganhadores do concurso de cartazes, música, poesia, entre outros.
O VII Passeio Ciclístico pelo Meio Ambiente marcou também o início das atividades do Projeto de Extensão Pedais do Sertão, cujos objetivos centrais são o incentivo à pratica do esporte e a preservação ambiental. Pedalaram por 8 quilômetros nas ruas de Arinos alunos, professores, servidoress do Campus Arinos e de outras escolas do município, assim como membros de outros grupos de ciclismo da cidade da comunidade me geral.
A realização da X Semana do Meio Ambiente do Campus Arinos reafirmou a caráter interdisciplinar da temática ambiental, proporcionando temas e atividades nas diversas áreas do conhecimento disponibilizado pelo IFNMG - Campus Arinos.

CLIQUE AQUI  e acesse as fotos do evento.